Quem usa o CPF na nota fiscal pode ser beneficiado por uma série de premiações. Além do resgate periódico dos créditos que vão sendo acumulados a cada nova compra, esses consumidores também participam de sorteios mensais e anuais com prêmio em dinheiro.
Em boa parte do país os comércios oferecem a inclusão do CPF na nota fiscal antes de finalizar a compra do cliente. Para quem se inscreve no programa de recompensas do seu estado, essa ação é benéfica.
Além do estado, as cidades também passaram a estimular que os consumidores solicitem nota fiscal e que se identifiquem em cada compra. Neste caso, o programa é municipal e vale para compras feitas em empresas que prestam serviços, como: academias, escolas, artesãos.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, o estímulo do poder público para que mais consumidores solicitem a nota fiscal com CPF não tem haver com cobrança extra de impostos. Na verdade, tem haver com a fiscalização dos comércios locais.
Para tornar esse ato mais atrativo é liberado um valor em dinheiro, com resgate periódico. E ainda, a possibilidade de participar de sorteios mensais e anuais que dão prêmios de, em média, R$ 25 mil por cidadão que for sorteado.
Como participar dos sorteios da Nota Fiscal
Cada estado possuí as suas próprias regras, no entanto, a maioria deles tem o mesmo método para participação dos consumidores. É necessário um cadastro online no programa de nota fiscal, o reconhecimento dos dados, a inclusão dos valores gastos no estado.
A partir do balanço do quanto o consumidor gastou naquele mês, ou naquele período, o sistema gera um determinado número de bilhetes para concorrer aos sorteios. O total de bilhetes por consumo depende de cada estado.
- Faça sua inscrição no site da Secretaria de Fazenda, ou direto no site do programa da nota fiscal;
- Aceite participar dos sorteios feitos de forma mensal ou anual;
- Comece a incluir o número do seu CPF em cada nova compra;
- Pronto, você já estará participando.
A cada novo sorteio é possível consultar o número de bilhetes que foram gerados em seu CPF, a data do sorteio e o resultado.
Benefícios de incluir o CPF na nota fiscal?
Ao se inscrever e começar a incluir o CPF na nota fiscal, o cidadão passa a acumular créditos em seu nome. Também participa de sorteios mensais e anuais em que os prêmios são em dinheiro.
Quanto mais notas cadastradas em seu nome, e quanto maior o valor da compra, mais crédito volta para o cidadão. E ainda, mais bilhetes são gerados em seu nome para participação nos sorteios.
Os benefícios incluem:
- Retorno em dinheiro de 30% do valor pago em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de cada nota;
- Possibilidade de converter os créditos em recarga para o celular;
- Possibilidade de abater os créditos no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores);
- Participação nos sorteios com prêmios em dinheiro, podendo chegar a R$ 1 milhão.
Eu ensino como acumular mais crédito no programa, aprenda nesta matéria.
Como se inscrever no programa de nota fiscal?
Para se inscrever no programa de nota fiscal do seu estado, e assim garantir os benefícios, basta verificar se o lugar onde mora tem esse tipo de ação.
Em caso afirmativo, o consumidor deve criar a sua conta, e quanto mais compras forem realizadas com o número do seu CPF, maior será o crédito gerado e o número de bilhetes liberados para participação nos sorteios.
- Acessar o site da Secretaria da Fazenda e procurar por “Programa de Nota Fiscal”;
- Ao entrar na nova página deve selecionar “Inscrição”;
- Preencher os dados pessoais e bancários;
- Confirmar.
A Secretaria da Fazenda estimula que os consumidores se identifiquem nas compras feitas dentro do estado para conseguir acompanhar o pagamento de impostos das empresas. A nota fiscal é a prova de que aquela empresa vendeu R$ X naquele mês.
Se a fiscalização fica somente pelo registro da própria empresa, como no envio de relatórios ou declarações de rendimento, a Sefaz pode perder o controle. Por isso, ao estimular que os consumidores peçam pela nota fiscal, a secretaria também garante a fiscalização do comércio.