Os brasileiros foram surpreendidos com mais um benefício do governo: 5.800 imóveis serão comprados para atender famílias de baixa renda que precisam de moradia. O financiamento não cobrará juntos e as famílias com renda de até cinco salários mínimos são prioridade para a entrega das residências.
Porém, esse projeto não será em todo o país, já que a iniciativa é do Governo de São Paulo. Serão 2.500 unidades habitacionais nos distritos de Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Brás, Cambuci, Consolação, Liberdade, Mooca, Pari, República, Santa Cecília e Sé. Além disso, outras 800 unidades serão distribuídas no entorno da avenida Engenheiro Roberto Marinho, e outras 2.500 em demais regiões da cidade.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre moradia gratuita, confira.
5 mil famílias receberão moradia gratuita em São Paulo?
-
Não;
-
Porém, o financiamento dos imóveis seguirá as diretrizes da Política Habitacional de São Paulo, que preveem juros zero;
-
E famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos serão a prioridade na liberação dos imóveis;
-
Essas famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos;
-
As parcelas serão calculadas de acordo com a renda da família. O valor delas só poderão comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais;
-
A expectativa do governo é que 40% das unidades sejam financiadas por famílias com renda de um a dois salários mínimos;
-
25% para famílias com renda de dois a três salários mínimos;
-
15% para famílias com renda de três a cinco salários mínimos;
-
E por fim, 20% para as que recebem de cinco até dez salários mínimos.
Moradia gratuita para idosos
Uma nova medida revelada pelo governo Federal surpreendeu os brasileiros: a moradia gratuita foi garantida para os idosos que são beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC)! A lista de documentos já foi divulgada para garantir o benefício.
O direito será oferecido aos idosos através do programa Minha Casa, Minha Vida, que já era acessível a esse público. Porém, agora, os beneficiários com mais de 65 anos do Bolsa Família e do BPC poderão contar com a isenção do pagamento das prestações do financiamento da casa própria.