INSS bate o martelo e anuncia adeus à idade mínima para idosos; veja o que muda para você

Os trabalhadores sonham com o dia em que poderão dar entrada na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por isso, é necessário ficar de olho em todas as regras da previdência social para garantir o benefício após o fim da sua carreira. Entre as diversas mudanças, uma surpreendeu os brasileiros: a eliminação da idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição. 

INSS bate o martelo e anuncia adeus à idade mínima para idosos; veja o que muda para você
Imagem: FDR

 

Com essa regra, quem já contribuiu pelo tempo necessário já pode se aposentar, sem precisar alcançar alguma idade exigida pela previdência social. Essa medida garante o benefício do INSS para mulheres que contribuíram por 30 anos e homens que contribuíram por 35 anos.

A especialista Lila Cunha comenta sobre os segurados da previdência social brasileira, confira

Posso me aposentar por tempo de contribuição sem idade mínima?

Quais são as modalidades de aposentadoria oferecidas pelo INSS?

Como solicitar aposentadoria do INSS?

Trabalhadores podem se aposentar antecipadamente 

Existe uma modalidade que permite o acesso ao benefício com 15, 20 ou 25 anos de trabalho. 

A modalidade é a “Aposentadoria Especial”, oferecida para os funcionários que trabalham em condições de risco ou de insalubridade. O Instituto reconhece o tempo de exposição como prejudicial à saúde, garantindo esse benefício.

Veja quais são as profissões que garantem a antecipação do benefício aqui.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile