Adeus ao saque-aniversário do FGTS: veja o que muda para os trabalhadores

Os trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada devem ficar atentos a uma nova medida do presidente Lula: a extinção do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional em novembro, após o término das eleições.

Adeus ao saque-aniversário do FGTS: veja o que muda para os trabalhadores. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite ao trabalhador retirar anualmente uma parte do saldo disponível no fundo no mês de seu aniversário. Por meio dessa opção, é possível acessar até 40% do valor total acumulado no fundo de garantia, garantindo uma renda extra anual.

Afinal, o saque-aniversário do FGTS já acabou?

Ainda não houve a extinção do saque-aniversário do FGTS, mas o presidente Lula já demonstrou apoio à proposta. O projeto deve ser apresentado ao Congresso Nacional após o período eleitoral, previsto para novembro.

O saque-aniversário do FGTS, implementado em 2020, permite que os trabalhadores retirem parte do saldo das contas ativas e inativas durante o mês de seu aniversário. A proposta em discussão visa substituir essa modalidade por um novo formato de saque, facilitando o acesso ao crédito consignado para trabalhadores do setor privado.

Saque-aniversário do FGTS em setembro

O saque-aniversário do FGTS para os brasileiros nascidos em setembro já está disponível desde o dia 1º. Quem já é optante por esta modalidade, pode efetuar o resgate dos valores até o dia 30 de novembro. Quem ainda recebe o saque-rescisão e deseja migrar para esta modalidade, tem até o dia 30 de setembro para concluir a transição. 

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?

Calendário do saque-aniversário do FGTS 2024

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile