O saque-aniversário do FGTS poderá ser encerrado em breve, pelo menos é isso que o presidente Lula planeja fazer. Com essa medida o acesso ao saldo das contas bloqueadas poderá ser liberado. Essa pode ser a sua chance de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, confira.
Parece que finalmente o presidente Lula vai conseguir acabar com o saque-aniversário do FGTS. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, uma proposta será enviada ao Congresso em novembro.
O saque-aniversário é atualmente uma das modalidades mais usadas pelos trabalhadores, pois possibilita a retirada anual de parte do valor do saldo. Mas, ela não é vista com bons olhos pela atual gestão federal.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz informações sobre o saque de até R$ 6 mil do FGTS:
Fim do saque-aniversário
- O saque foi criado em 2020 e fica disponível após a adesão do trabalhador, mas apresenta dois grandes problemas.
- O primeiro deles é que o saldo da conta fica bloqueado por dois anos, com isso se o trabalhador for demitido sem justa causa não poderá sacar o FGTS.
- A outra questão é que o FGTS é usado como fonte de recurso de diversas ações, como o programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, daí vem o seu lucro.
- Com um alto número de trabalhadores retirando parte do seu saldo o valor que “resta” para ser investido acaba sendo menor.
- Esses são os dois principais motivos que motivam o governo a acabar com o saque-aniversário.
O saque-aniversário acabou?
- Ainda não.
- O governo ainda vai enviar o projeto ao Congresso, que deverá analisar o texto.
- O Congresso Nacional pode solicitar mudanças e até não o aprovar.
- Mas, o encerramento já conta com o apoio do presidente Lula.
- O projeto deve incluir um empréstimo consignado através do FGTS e com juros reduzidos
Aderiu ao saque-aniversario, mas agora quer voltar ao saque-rescisão? Lila Cunha, especialista do FDR, explica como fazer essa transição.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!