Virou febre entre os idosos com +60 anos: não precisa pagar IPVA, 100% elétrico e não dá acidente

Em 2024, as novas regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representaram o fim de uma era para alguns motoristas com mais de 60 anos. Porém, a lei também ofereceu opções modernas onde a própria CNH não é necessária para conduzir o veículo: moto ou bicicleta elétrica. Além disso, não é necessário pagar o IPVA e apresenta uma baixa taxa de acidentes.

Virou febre entre os idosos com +60 anos: não precisa pagar IPVA, 100% elétrico e não dá acidente
Imagem: FDR

A grande mudança na lei é a renovação da CNH para os idosos. Para quem tem menos de 50 anos o período foi estendido para 10 anos, e para quem tem mais de 70 anos o prazo foi reduzido para três anos.

Quais veículos podem ser conduzidos sem CNH?

Posso conduzir meu veículo elétrico sem pagar o IPVA?

Depende do estado em que você vive, já que existem locais que cobram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enquanto outros isentam ou oferecem até descontos especiais no pagamento do imposto.

Veja quais estados isentam os seus condutores:

A isenção é oferecida pelo governo estadual de cada um dos estados citados acima. O benefício é voltado apenas para veículos que não emitem poluentes atmosféricos, como as motos elétricas.

Quais são as vantagens dos veículos elétricos, além da isenção no pagamento do IPVA?

IPVA

O IPVA em 2025 é uma responsabilidade obrigatória para todos os proprietários de veículos, incluindo carros, motos e caminhões. Porém, segundo a especialista Laura Alvarenga, existem situações em que certos modelos podem ser isentos desse imposto anual. Entenda nesta matéria.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile