Enem dos concursos divulga nova prova; entenda como vai ser e o que já reunir de documentos

A prova de títulos do Enem dos concursos é o momento de sair na frente dos concorrentes e se destacar. Ela não vai eliminar candidatos, mas tem potencial para melhorar a nova final. Veja como se preparar desde já.

Enem dos concursos divulga nova prova; entenda como vai ser e o que já reunir
de documentos
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Mais uma etapa do Enem dos Concursos está prestes de começar e durar apenas dois dias. A prova de títulos pode melhorar a colocação dos candidatos interferindo na nota final deles. Ela acontece no próximo mês, por isso é hora de se preparar.

Dos mais de 2,1 milhões de pessoas inscritas no Concurso Nacional Unificado, apenas quase 1 milhão fizeram as provas. Agora, nem todos seguem concorrendo por causa das desclassificações.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta outro concurso que pode ser lançado ainda neste ano, veja as informações:

Prova de títulos do Enem dos Concursos

A prova de títulos é o momento de provar que cumpre com os requisitos para o cargo escolhido. Ela vale tanto para a experiência profissional quanto para a formação.

Essa etapa é apenas classificatória, não vai eliminar candidatos, mas, tem potencial de melhorar de 5% a 10% a nota final dos candidatos.

Os títulos e pontuações dependem do cargo pretendido, por isso o candidato precisa acessar o edital do Bloco Temático em que concorre.

Essa etapa acontece ante da divulgação dos resultados das provas objetivas e dissertativas. No próximo dia 8 de outubro começam as convocações, e nos dias 9 e 10 de outubro eles terão que enviar os documentos para o e-mail que ainda será divulgado.

Para saber quantas questões precisa acertar no Concurso Nacional Unificado, clique aqui.

Quais documentos reunir para a prova de títulos do Enem dos Concursos?

Existem dois tipos de documentos que você vai precisar enviar:

  1. Acadêmicos – são todos os documentos que podem comprovar a sua formação, diplomas de nível médio ou superior, certificados de mestrado, doutorado ou especializações.
  2. Profissionais – são aqueles que comprovam as suas experiências anteriores, aqui vale até mesmo as contratações de empresas privadas. Por isso é possível apesentar o registro em carteira de trabalho, os contratos de emprego, entre outros comprovantes.

Um detalhe muito importante é que as produções acadêmicas também poderão ser consideradas como títulos acadêmicos. Isso inclui os artigos ou livros publicados, participação em palestras, entre outros.

De acordo com os editais todos os documentos de experiência profissional devem conter a data de início e encerramento do vínculo de trabalho.

Enem dos concursos divulga nova prova; entenda como vai ser e o que já reunir
de documentos
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Quando sai a lista de aprovados do CNU?

O resultado das provas objetivas e discursivas deve ser divulgado em 21 de novembro, mas apenas em janeiro de 2025 os aprovados assumirão seus postos de trabalho.

Para aqueles que se inscreveram aos cargos com curso de formação ainda será necessário passar por essa etapa. Ela será organizada pelos órgãos, que divulgação mais informações após a publicação do resultado.

No caso desses candidatos a posse só acontece após aprovação no curso de formação.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, serão feitas três chamadas de aprovados, se os candidatos não atenderem a uma delas estarão fora da seleção e novos aprovados serão convocados.

O curso de formação terá três meses de duração e os participantes aprovados começarão a atuar como servidores públicos em abril de 2025. Lembrando que o concurso prevê a formação de um grande cadastro de reservas.

Quem não for aprovado nesta seleção poderá concorrer a uma das mais de 57 mil vagas que serão abertas pelo governo federal em 2025, confira mais detalhes.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, outro concurso acaba de ser anunciado e as inscrições abrem em breve, veja qual é ele.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.