Mudanças no FGTS pode beneficiar milhões de trabalhadores; veja como lhe afeta

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a criar um projeto de lei que coloque fim ao saque-aniversário do FGTS. A medida deve atingir 35 milhões de pessoas, e beneficiar no mínimo 9 milhões de trabalhadores. 

fgts
Mudanças no FGTS pode beneficiar milhões de trabalhadores; veja como lhe afeta
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Para Luiz Marinho nunca houve interesse em manter o saque-aniversário do FGTS. Ele chegou a prometer ainda no ano passado que colocaria fim a essa modalidade de resgate anual do Fundo de Garantia, mas a proposta não avançou. 

Agora, o presidente Lula autorizou que o ministro crie um projeto de lei com esse intuito. Mas, é importante entender que o texto com a proposta de lei vai ser avaliado por deputados e senadores que deverão concordar em extinguir essa opção de saque do FGTS.

Quem vai ser beneficiado com as mudanças no FGTS?

Caso o Congresso Nacional concorde em colocar fim ao saque-aniversário do FGTS, pelo menos 9 milhões de pessoas que foram demitidas sem justa causa nos últimos quatro anos, e perderam o acesso ao saque-rescisão, finalmente vão receber seu benefício. 

Isso porque, nesta modalidade como o trabalhador concorda em receber anualmente uma parcela do seu Fundo de Garantia, ele fica impedido de sacar o valor total em caso de demissão sem justa causa. 

Ou seja, caso seja demitido sem justa causa o funcionário não recebe tudo o que ficou acumulado na conta, só a multa de 40% paga pelo empregador. 

Se vier a se arrepender da troca, o trabalhador pode solicitar pelo App do FGTS o retorno ao saque-rescisão, mas será preciso esperar dois anos para receber a quantia que fica bloqueada na conta.

Motivos pelos quais o governo quer acabar com o saque-aniversário

Em defesa ao seu projeto de lei, o ministro do Trabalho elenca as razões pelas quais acredita que acabar com o saque-aniversário do FGTS seja a melhor solução. 

Em contra partida ao saque-aniversário, o governo estuda a criação de um tipo específico de empréstimo consignado. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile