Programa da CNH gratuita acaba de abrir inscrições; veja como garantir seu documento gratuitamente

São 5 mil vagas no Programa de CNH gratuita oferecido pelo Detran. As inscrições começam nesta semana e vão até outubro. Mas, corra, porque as vagas podem acabar rápido. Confira agora como se inscrever ainda hoje.

Programa da CNH gratuita acaba de abrir inscrições; veja como garantir seu
documento gratuitamente 
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Mais uma oportunidade de ter a sua Carteira Nacional de Habilitação está sendo aberta. O programa de CNH gratuita oferece 5 mil vagas para dois grupos. A gratuidade cobre todas as etapas, incluindo a autoescola.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresentta as principais mudanças na renovação da CNH em 2024, confira: 

CNH gratuita

  • Com o programa é possível tirar a CNH nas categorias A ou B (70% das vagas), adição de categoria A ou B (3% das vagas), alteração para as categorias C, D ou E (20% das vagas).
  • Ou ainda fazer a renovação (5% das vagas) e troca pela habilitação definitiva (2% das vagas).
  • Para ter acesso ao programa é necessário:
  • Residir no Distrito Federal-DF por, pelo menos, dois anos.
  • As vagas são oferecidas aos seguintes grupos:
    • 3 mil para pessoas de baixa renda que não estão estudando (60% das vagas) – “cidadão habilitado”;
    • 2 mil para estudantes (40% das vagas) – “estudante habilitado” (necessário ter idade entre 18 e 25 anos).
  • Do total, 40% das vagas serão destinadas aos beneficiários de programas sociais e outros 10% para pessoas com deficiência.

Inscrições para CNH gratuita

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro pelo site do Detran-DF. Segundo o Detran após a inscrição os candidatos serão selecionados a partir do cumprimento dos requisitos listados acima.

Clicando aqui você confere outros estados com programas de CNH gratuita também.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.