INSS atualiza calendário de pagamentos do BPC para setembro e surpreende

Em poucos dias o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar. São pelo menos 6 milhões de pessoas que têm acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), e que receberão 1 salário mínimo cada uma.

pagamento bpc
INSS atualiza calendário de pagamentos do BPC para setembro e surpreende
(Foto: Jeane de Oliveira)

Embora o pagamento do BPC seja feito pelo INSS, não é necessário contribuir para a Previdência Social para receber. Isso porque, este não é um benefício previdenciário, mas sim assistencial, pago para quem vive em situação de vulnerabilidade social.

O valor de 1 salário mínimo deve servir para ajudar nas despesas dos idosos com mais de 65 anos, ou das pessoas com deficiência. Para receber é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com renda familiar de no máximo 25% do salário mínimo por pessoa.

Calendário de pagamentos do BPC para o mês de setembro

Quem tem direito ao BPC recebe 1 salário mínimo de benefício. Para esse público o calendário de pagamentos tem início mais cedo, logo na primeira semana do cronograma.

Nos primeiros cinco dias úteis do calendário o valor é depositado exclusivamente para quem tem o benefício de final 1 ao 5. O número do benefício pode ser consultado pelo cartão de saque da Previdência, ou no App Meu INSS.

Vale lembrar que este não é o mesmo número do NIS (Número de Identificação Social) que identifica os inscritos no Cadastro Único. Por isso vale a pena estar atento.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 24/09
2 25/09
3 26/09
4 27/09
5 30/09
6 01/10
7 02/10
8 03/10
9 04/10
0 07/10

Para quem recebe aposentadoria, pensão ou auxílio com valor acima de R$ 1.412, a quantia será depositada seguindo a ordem:

Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 01/10
2 e 7 02/10
3 e 8 03/10
4 e 9 04/10
5 e 0 07/10

Consultar pagamento do BPC em setembro

O pagamento do BPC está passando por um processo de pente-fino, bloqueando os valores daqueles que estão com o Cadastro Único desatualizado.

Para verificar se continua na lista dos contemplados, cerca de dois dias antes do início do calendário é possível consultar se o dinheiro vai cair na conta.

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • No menu procure por “Extratos”;
  • Agora, escolha “Extrato de pagamentos”;
  • Selecione o mês de setembro.
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile