Alguns brasileiros foram surpreendidos com um feriado nesta sexta-feira (20). A data é a comemoração da Revolução Farroupilha, um evento histórico no Rio Grande do Sul. Com a surpresa do feriado, os trabalhadores com carteira assinada estão com dúvidas se o expediente de trabalho será normal.
Como o feriado é exclusivamente do estado gaúcho, os moradores de todos os municípios da cidade terão as suas atividades do dia a dia interrompidas com festas, desfiles e celebrações para enaltecer a cultura e história do estado.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre feriados, confira.
Os CLTs trabalham nesta sexta-feira (20)?
-
O expediente será normal em quase todos os estados do país;
-
O feriado será comemorado apenas no Rio Grande do Sul, já que é a comemoração de uma revolução do próprio estado;
-
Nesta sexta-feira (20), é comemorado o início da Revolução Farroupilha;
-
Os gaúchos insatisfeitos com a política imperial iniciaram uma revolta para se tornar uma república independente;
-
A revolução durou uma década. Apesar de não conseguir a separação, os gaúchos receberam acordos que garantiram uma maior autonomia e respeito às demandas regionais;
-
Por isso, é necessário prestar atenção: diversos serviços e comércios do Rio Grande do Sul adotaram horários especiais de funcionamento ou permanecerão fechados ao longo do dia;
-
Agências bancárias, serviços do INSS e os Correios não funcionarão nesta sexta (20);
-
Supermercados, lojas e serviços de transporte público podem operar em horários especiais.
Mudanças na regra de jornada de trabalho CLT em fins de semanas e feriados
O ano de 2025 já está chegando e com ele, as mudanças para os trabalhadores que trabalham no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Um projeto do Governo Federal está estudando sancionar uma nova lei que mudará a vida dos funcionários de carteira assinada nos domingos e nos feriados.
Com a nova regulamentação, o governo visa estabelecer um equilíbrio entre a necessidade de manter a economia funcionando durante os domingos e feriados e proteger os direitos dos trabalhadores no regime CLT.
O projeto de lei visa garantir que os trabalhadores tenham mais tempo livre para descansar e se divertir.