Atualizei o Cadúnico: a data dos meus pagamentos vai mudar? Entenda regras para voltar a receber

Em situações específicas, a atualização do CadÚnico (Cadastro Único para programas do governo) é obrigatória. A partir das novas informações, ou da confirmação dos dados anteriores, é que os benefícios de transferência de renda continuam sendo pagos. 

atualizei cadúnico
Atualizei o Cadúnico: a data dos meus pagamentos vai mudar? Entenda regras para voltar a receber (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Muitas pessoas estão sendo convocadas a atualizar no CadÚnico as informações sobre a sua família. Mas, o que de fato o governo quer saber sobre vocês?. O Cadastro Único é uma plataforma criada para quantificar as pesssoas que vivem em condição de baixa renda. 

Por isso, ao atualizar os dados será preciso informar, por exemplo:

A partir destes dados é que o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que gerencia o CadÚnico, consegue reconhecer se aquele grupo ainda atende aos requisitos para continuar recebendo o benefício social. 

O Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo, são dois programas sociais que exigem a atualização dos dados. O MDS tem feito um processo de pente-fino excluindo quem está com o seu cadastro desatualizado. 

Quando é preciso atualizar o CadÚnico?

Existem três situações que exigem o comparecimento do representante da família até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).

Ao ser atendido pessoalmente, ele vai atualizar no CadÚnico todas as informações que deixaram de ser repassadas e que possam estar causando problemas na liberação do seu benefício.

  1. Ao completar dois anos sem atualizar: de forma bianual (dois anos) os dados devem ser atualizados ou confirmados. Mesmo que nada tenha mudado, é preciso ir no CRAS para fazer o procedimento de confirmação;
  2. Por convocação: neste caso, o titular dos benefícios é chamado a comparecer até o CRAS dentro do prazo de 30 dias para que faça a atualização dos dados ou justifique alguma informação;
  3. De forma voluntária: o próprio titular, sem convocação, pode pedir para atualizar no CadÚnico informações como:
    • mudança de endereço;
    • mudança de escola das crianças e jovens;
    • aumento ou diminuição de renda;
    • entrada ou saída de um novo membro da família;
    • nascimento ou morte de um dos membros da família.

Para quem for convocado a fazer a atualização, o governo vai entrar em contato via: App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.

Atualização no CadÚnico vai mudar data de pagamento do benefício?

Caso o seu benefício tenha sido bloqueado e ficou sujeito a atualização do CadÚnico para voltar a receber, a atualização não vai mudar a data de pagamento do auxílio. 

Isso porque, o calendário é organizado com base no final do NIS (Número de Identificação Social) do titular,e essa numeração não muda com a atualização dos dados. 

Caso o benefício em questão tenha ficado bloqueado e o pagamento tenha sido interrompido, depois da atualização do CadÚnico e da confirmação de que o cidadão tem direito ao auxílio, o governo libera o salário na conta. 

Neste caso, o valor é depositado fora do calendário, sem seguir a ordem do NIS. Mas, para o próximo pagamento volta a ser considerado o cronograma. 

Como fazer a atualização do CadÚnico

Para atualizar o CadÚnico é preciso comparecer pessoalmente até o CRAS, seguindo o passo a passo:

Documentos necessários para atualização do CadÚnico

É importante estar munidos dos documentos para atualizar no CadÚnico todas as informações desejadas pelo poder público.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile