Novidade anunciada pelo governo federal deve facilitar a vida dos aposentados e pensionistas do INSS. A mudança começa a valer em breve, até lá você já pode se preparar a partir das informações trazidas pelo FDR, confira.
Mais de 40 milhões de pessoas são aposentadas ou pensionistas do INSS atualmente. Mesmo com a revisão dos benefícios a tendência é que mais segurados sejam aprovados. Para eles o governo acaba de divulgar uma importante notícia.
A mudança será na concessão do empréstimo consignado, aquele em que o desconto é feito diretamente na folha de pagamento do benefício.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, explica sobre o trabalho do idoso com carteira assinada, veja as regras:
Mudança no empréstimo consignado do INSS
- A partir do dia 1º de janeiro os segurados poderão pegar o empréstimo assim que são aprovados e passam a receber uma aposentadoria, por exemplo.
- Atualmente o INSS faz um bloqueio de 90 dias, três meses, só após esse período segurado pode solicitar o crédito.
- Inicialmente o crédito só deve ser liberado pelo banco onde o pagamento do benefício é feito.
- Por outro lado, nos primeiros 90 dias o segurado não poderá fazer a portabilidade do crédito consignado e do cartão para outros bancos.
- Atualmente a taxa do empréstimo pessoal consignado do INSS é de 1,66% ao mês; enquanto no cartão de crédito é de 2,46% ao mês.
Como conseguir empréstimo consignado no INSS?
- Desde 2018 os benefícios são concedidos com um bloqueio, medida que protege os cidadãos contra golpes.
- Para ter acesso ao consignado é necessário fazer o desbloqueio do benefício.
- O desbloqueio pode ser feito pela internet através do Meu INSS.
- Para isso é necessário ter conta Gov.br de nível ouro ou prata, aprenda agora a subir o nível da sua.
A especialista do FDR, Lila Cunha, apresenta uma opção de empréstimo para idosos com pagamento da primeira parcela após três meses.