Pedido do salário maternidade do INSS deve ser feito com ajuda de advogado? Confira a verdade

Há informações, principalmente na internet, de consultoria jurídica para o pedido do salário maternidade no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essas consultorias convencem as mulheres de que é preciso ajuda de um advogado para solicitação do benefício. 

salário maternidade
Pedido do salário maternidade do INSS deve ser feito com ajuda de advogado? Confira a verdade (Foto: FDR)

O salário maternidade do INSS é diferente da licença maternidade. A licença é o período em que a mulher – ou o homem em casos específicos – fica afastado do trabalho para dedicar-se aos cuidados de uma criança. 

O salário, por sua vez, é o salário que ele recebe durante o período que estiver afastado. Esta é uma garantia financeira ao trabalhador segurado para que consiga viver os primeiros meses de vida do bebê sem se preocupar com o trabalho. 

É possível receber o benefício por um prazo de até 120 dias, o que equivale a quatro meses. Todo o processo de solicitação é feito online, pelo Meu INSS, mas muitas pessoas têm acreditado que o pedido só acontece se contar com a ajuda de um advogado. 

O advogado particular, ou da defensoria pública, só deve ser acessado quando a trabalhadora (o) tiver direito ao salário maternidade, mas o benefício for negado. Neste caso, será preciso entrar com uma ordem judicial solicitando que o INSS reveja e aceite o pedido. 

Quais trabalhadores tem direito ao salário maternidade do INSS 2025

De acordo com as regras do INSS, para ter direito ao salário maternidade é preciso atender a alguns critérios básicos.

O pedido é analisado pelo INSS, e pode ser enviado até 28 dias antes da data prevista do parto, desde que tenha um atestado de antecipação da licença médica. 

O primeiro passo, antes de fazer o pedido de pagamento, é saber se a sua condição trabalhista garante a liberação do salário. 

Hoje, o benefício é pago para todo cidadão em condição de segurado do INSS, como:

Quando o salário maternidade do INSS pode ser solicitado?

O salário maternidade pode ser solicitado até a 5 anos do fato que dá origem ao benefício. Diante disso, mesmo com um filho pequeno, se atender aos critérios para ter direito ao pagamento ele será feito, não é preciso que se trate de um recém nascido.

Existem informações na internet, principalmente em campanhas nas redes sociais, de que mães desempregadas podem fazer o pedido do salário maternidade do INSS. Isso só acontece se a mulher estiver dentro da condição de segurada, no período de graça.

Além disso, se quando estava empregada o benefício foi pago, ele não pode ser liberado novamente

A Previdência Social vai liberar por até 120 dias o pagamento para quem:

Não é exigida carência de no mínimo 10 contribuições pagas em dia para aqueles que trabalham como empregado, inclusive o doméstico(a) e o(a) trabalhador(a) avulso(a). 

Para quem estiver desempregado é necessário comprovar a manutenção da qualidade de segurado do INSS.

Como pedir salário maternidade pelo INSS

O pedido do salário maternidade pelo INSS acontece de forma online, facilitando a solicitação. A solicitação pode acontecer após o nascimento da criança, apresentando a certidão de nascimento.

O pedido também pode ser feito até 28 dias antes da data prevista para o parto, desde que seja anexado no pedido atestado médico justificando a dispensa do trabalho

E ainda, vale lembrar que o requerimento pode ser apresentado até cinco anos após o nascimento da criança, aborto-não criminoso, adoção e demais casos. 

Quem conta com a consultoria de um advogado particular terá que pagar os honorários deste profissional. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile