Horário que pensão do INSS cai na conta muda de acordo com o banco: veja novas horas para receber

Está ansioso para receber o seu benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? Os beneficiários devem ficar atentos às recentes mudanças nos horários de pagamento das pensões e aposentadorias. De acordo com a nova política dos bancos, o horário em que os valores são creditados nas contas varia conforme a instituição financeira. Essa alteração pode impactar o planejamento dos segurados que dependem desse recurso para o dia a dia.

Horário que pensão do INSS cai na conta muda de
acordo com o banco: veja novas horas para receber. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O INSS organiza o pagamento dos benefícios de forma escalonada para garantir um processo mais eficiente. A data em que o seu benefício será creditado depende de alguns fatores como:

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Como saber quando receberei o benefício?

Para consultar a data exata do crédito do seu benefício, você pode utilizar o aplicativo Meu INSS, que permite que você acompanhe todas as informações sobre o seu benefício de forma simples e rápida. Confira o passo a passo abaixo:

Já em relação ao horário, o benefício, geralmente, é depositado nas primeiras horas do dia, entre 6 e 8 horas da manhã.

Calendário de pagamentos

O cronograma de pagamentos do INSS é organizado de acordo com o número final do benefício e o valor recebido. Geralmente, os beneficiários que recebem até um salário mínimo têm seus pagamentos iniciados antes dos que recebem acima desse valor.

Para quem recebe um salário mínimo

Para quem recebe acima de salário mínimo

Por que o horário varia de um banco para outro?

Embora o INSS define as datas de pagamento, a efetivação do crédito na conta do beneficiário pode variar de acordo com a política de cada banco. Algumas instituições financeiras podem processar os pagamentos de forma mais rápida, enquanto outras podem levar um pouco mais de tempo.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile