O presidente Lula já aprovou e o fim do saque-aniversário deve acontecer em breve, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego. Projeto será enviado ao Congresso Nacional em breve. Entenda o que esse fim significa para os trabalhadores.
Depois de muita análise e debate, o saque-aniversário do FGTS vai acabar em breve, pelo menos é isso que espera o ministro Luiz Marinho. O chefe do Ministério do Trabalho e Emprego já afirmou que o encerramento tem aprovação do presidente Lula.
A adesão a esse saque é opcional, mas acaba gerando um grande impacto no Fundo. Anualmente são retirados cerca de R$ 100 bilhões.
No vídeo abaixo o colaborador do FDR, Ariel França, ensina como sacar até R$ 6 mil do FGTS, confira:
Fim do saque-aniversário
- O saque-aniversário foi criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
- Nessa modalidade, que é opcional, os trabalhadores podem fazer saques anuais dos recursos do FGTS.
- O grande problema é que ao aderir a ela o saldo restante fica bloqueado por dois anos.
- Essa é motivação principal para o fim dessa modalidade, pois assim os trabalhadores ao serem demitidos poderia acessar o saldo das suas contas.
- Além disso, os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço são usados para investimentos em diversas áreas, como habitação.
- Com um Fundo com menos recursos, por causa dos saques, o valor disponível para investimentos acaba sendo menor.
- O texto sobre o encerramento do saque-aniversário será enviado ao Congresso Nacional em breve, após isso, caso seja aprovado, vai para sanção presidencial.
Substituto do saque-aniversário
- Para substituir esse saque o governo pretende criar um tipo de empréstimo consignado, exclusivo aos trabalhadores do setor privado.
- Nesse tipo de empréstimo as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.
- Segundo o ministro, essa é uma cobrança do presidente Lula.
Os empréstimos devem ser muito bem analisados antes da solicitação, isso porque a especialista do FDR, Laura Alvarenga, apurou que alguns cidadãos estão relatando terem perdido tudo que tinham na conta, entenda o porquê.