No final deste mês, muitos brasileiros terão um motivo a mais para comemorar, pois estão prestes a receber um pagamento extra significativo. Se você ainda não verificou se está entre os contemplados, é hora de verificar seu nome na lista.
Este pagamento faz parte do último lote da restituição do Imposto de Renda da Receita Federal e a expectativa é que muitos contribuintes sejam contemplados. No entanto, aqueles que enviaram a declaração nos últimos dias do prazo ou precisaram fazer correções podem ter que esperar um pouco mais.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira. Saiba mais sobre este lote no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.
Por que a pressa?
- Lotação dos sistemas: nos últimos dias, o sistema da Receita Federal costuma ficar sobrecarregado devido ao grande volume de acessos.
- Prioridade para grupos específicos: idosos, pessoas com doenças graves e professores, por exemplo, têm prioridade na restituição e, por isso, são pagos nos primeiros lotes.
- Erros na declaração: pequenas inconsistências podem atrasar ou até mesmo impedir o pagamento da restituição.
Quando o dinheiro cai na conta?
Os contribuintes que tiverem o nome na lista do quinto lote da restituição do Imposto de Renda, receberão o valor em suas contas no dia 30 de setembro, da forma que escolheram no momento da declaração.
Como consultar a restituição?
Para consultar a situação da sua restituição, basta acessar o site da Receita Federal e seguir este passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.