Justiça toma nova decisão sobre demissão por justa causa e deixa trabalhadores em alerta

Após 30 anos, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) surpreendeu os brasileiros: agora, as empresas não precisam mais dar justificativa na demissão sem justa causa dos seus funcionários. Essa medida assusta os trabalhadores, que podem ser demitidos sem explicação a qualquer momento. 

Justiça toma nova decisão sobre demissão por justa causa e deixa trabalhadores em alerta
Imagem: FDR

 

O Supremo validou a decisão do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e decidiu pela retirada do Brasil da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1996.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre os direitos dos trabalhadores no regime CLT, confira

Entenda a decisão nas regras da demissão sem justa causa dos trabalhadores

Trabalhadores CLT celebram mudança na carga horária reduzida sem alteração no salário

Os brasileiros que já estão no mercado de trabalho têm motivos para comemorar: uma nova medida do Governo Federal foi aprovada para a jornada de trabalho sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Essa atualização é responsável por uma série de benefícios para quem tem carteira assinada.

A grande novidade é que, agora, os empregados e empregadores podem decidir pela diminuição da jornada de trabalho sem a redação salarial dos funcionários. Entenda aqui.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile