Um projeto em análise na Câmara dos Deputados deve trazer mais saúde para os idosos de todo o país. A proposta ainda poderá gerar empregos e parcerias entre o setor público e privado. Saiba mais sobre esta novidade no FDR.
A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 1806/24 que vai beneficiar os idosos brasileiros. A medida é voltada à promoção de saúde da pessoa e idosa e foi pensada para estar de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa. Antes mesmo de ser aprovado o FDR já apresenta as informações principais, confira agora.
Novo benefício para os idosos
O projeto, de autoria deputado Marcos Soares – UNIÃO/RJ, prevê a criação de centros de bem-estar voltados aos idosos.
Eles poderão ser mantidos em parceria entre a iniciativa privada e o poder público através de convênios. De acordo com a proposta os centros deverão incluir:
- Exercícios físicos voltados às necessidades e capacidades das pessoas idosas;
- Jogos e atividades lúdicas individuais e coletivas para estimulação cognitiva e psicomotora;
- Oficinas de arte, música e dança; e
- Atividades de integração social e convívio comunitário.
O acesso será gratuito, mas o idoso precisará se cadastrar antes.
“A criação dos centros de bem-estar para pessoas idosas é uma medida urgente, visando garantir o pleno exercício dos direitos fundamentais por essa parcela da população”, afirmou o deputado Marcos Soares (União-RJ).
No vídeo abaixo o colaborador do FDR, Ariel França, ensina a emitir a Carteira do Idoso que dá acesso a diversos benefícios:
Oportunidades de trabalho
- Essa iniciativa, além de ser boa para os idosos deve gerar vagas de emprego também, pois serão necessários profissionais de diversas áreas, como:
- Gerontologista (profissional especializado no envelhecimento), fisioterapeuta, profissionais de educação física, entre outras áreas relacionadas.
- Esses profissionais deverão estar regulamente registrados nos seus respectivos conselhos.
- O Poder Executivo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que vai fazer a regulamentação.
O projeto já está será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após isso ainda deverá passar pelo Senado e só depois poderá virar lei.
Segundo a especialista do FDR, Marina Costa Silveira, a partir de 2025 os idosos ganharão um bônus de R$ 1.772, veja como solicitar,