Anvisa cancela a comercialização de leite e shampoo famoso; confira se são seus favoritos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão do Ministério da Saúde que trabalha para proteger a saúde da população. Para isso, fiscaliza, regulamenta e controla os produtos produzidos e vendidos no Brasil, como leite em pó, cosméticos e outros. 

anvisa
Anvisa cancela a comercialização de leite e shampoo famoso; confira se são seus favoritos
(Foto: FDR)

Em 2018 e depois em 2024, a Anvisa decidiu proibir a comercialização de produtos que são comuns no cotidiano do brasileiro. Em 2024 foram recomendadas medidas restritivas para garantir a segurança alimentar dos bebês.

Isso porque, foi descoberto que alguns lotes de fórmula infantil, ou seja, de leite em pó, continham uma possível contaminação bacteriana. Por precaução, a Anvisa proibiu a importação do leite fabricado nos Estados Unidos.

Enquanto isso, em 2018 foi proibida a comercialização de vários produtos cosméticos que não possuíam o registro necessário para venda no país. O objetivo do órgão público ao barrar a venda destes itens é garantir que não haja prejuízo para saúde dos brasileiros. 

Proibição de shampoos e cosméticos

Em 19 de julho de 2018, com o objetivo de garantir que os brasileiros ficassem seguros, a Anvisa publicou uma lista de produtos cosméticos que não poderiam ser usados. O motivo é que eles não passaram na inspeção de qualidade, e por isso representavam risco a saúde do consumidor.

Todo produto que circula pelo país precisa ter o selo de registro da Anvisa, confirmando que ele é seguro. Neste caso, haviam produtos de fabricação estrangeira e nacional que estavam disponível no mercado, mas que não tinham esse selo. São eles:

Anvisa proíbe venda de leite em pó 

Em 12 de janeiro deste ano, foi publicada uma resolução onde a Anvisa proibiu a comercialização de um tipo específico de leite em pó usado como fórmula infantil, o Nutramigen LGG, produzida pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos.

O motivo é que foi detectada uma possível contaminação por bactéria em alguns dos lotes produzidos e vendidos no país, são eles:

Esses lotes possuem os códigos de barras 300871239418 e 300871239456, com prazo de validade até 01/01/2025. 

 
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile