Nova plataforma ajuda patrões a saber se atestado é falso e diminui chances de faltas sem motivo

Foi lançado na última semana o Atesta CFM, uma plataforma online que vai oferecer serviços gratuitos de validação e chancela de atestados médicos emitidos no país. A iniciativa é do CFM (Conselho Federal de Medicina) e já está disponível. 

atestado médico
Nova plataforma ajuda patrões a saber se atestado é falso e diminui chances de faltas sem motivo (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A plataforma Atesta CFM foi regulamentada por meio da Resolução CFM nº 2.382/24, e constou no dia 5 de setembro na edição do Diário Oficial da União.

A partir de agora, a ferramenta já está disponível para que médicos, empregadores e trabalhadores possam se ambientar sobre o seu funcionamento. Em novembro deste ano os médicos já poderão emitir documentos pelo Atesta CFM.

E após 180 dias da publicação, todos os atestados médicos deverão ser emitidos ou validados pela ferramenta criada pelo Conselho Federal de Medicina. Por isso, os profissionais de saúde devem estar atentos ao funcionamento desta plataforma. 

Como funciona a plataforma de atestado médico 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a ideia de criar o Atesta CFM surgiu para proteger tanto os profissionais, como os pacientes e seus empregadores. 

Isso porque, ao validar as informações obtidas no documento por meio desta plataforma é possível confirmar que de fato foi um médico quem assinou aquele atestado e que não há fraudes. 

O CFM ainda disse que a “criação da ferramenta responde a uma necessidade da sociedade em geral, que sofre as consequências de inúmeras fraudes nesse processo de emissão de atestados médicos“. 

A plataforma vai contar com as seguintes funções:

Como acessar a plataforma de validação dos atestados 

Por hora, a plataforma Atestado CFM funciona apenas para ambientação, ou seja, para que as pessoas possam conhecê-la. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile