Ligue este modo do ar condicionado e passe pela onda de calor e comemore o valor da próxima conta de luz

Estamos no inverno e o assunto do brasileiro nas últimas semanas é apenas um: o ar seco. Não é apenas o calor que chama atenção, porque diferente dos dias de verão quando a chuva vem no final do dia, dessa vez não há umidade. O ar-condicionado pode ser de grande ajuda.

tempo seco
Ligue este modo do ar condicionado e passe pela onda de calor e comemore o valor da próxima conta de luz (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A onda de calor por todo Brasil tem trazido como consequência um ar seco e quente. Sem previsão de chuva pelo menos até o próximo sábado (14), os brasileiros estão sendo dificuldades em respirar, se exercitar e praticar qualquer atividade fora de casa.

Para aliviar o estresse do corpo quente muitos estão em busca de ar-condicionado, porque é a partir do aparelho que o ambiente fica mais refrescante. Principalmente para quem tem problemas respiratórios o uso da tecnologia e modernidade são indispensáveis.

Além do ar-condicionado também é comum porque pelo umidificador de ar. Mas, usar aparelhos como esse não pesa na conta de luz?. Na verdade, existem algumas estratégias que podem ser usadas para conseguir usar desse eletrodoméstico sem ter uma surpresa negativa na conta.

Ainda mais que neste mês de setembro a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o uso da bandeira vermelha patamar 1 na cobrança de energia. Isso significa que será cobrado R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Tempo seco em todo país preocupa brasileiros

Nesta quarta-feira (11), São Paulo registrou a pior qualidade do ar pelo terceiro dia consecutivo entre 120 cidades do mundo, segundo o monitoramento do site suíço IQAir. Com a situação, o governo tem recomendado o uso de máscara.

No último final de semana 60% do país ficou sob fumaça devido aos incêndios que têm acontecido por toda parte. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 159.411 focos de incêndio de janeiro até 9 de setembro.

O clima seco preocupa, principalmente, por conta das consequências na saúde do brasileiro. Há risco de sangramento do nariz, além de atacar tosse e estimular sintomas de bronquite, asma e outras doenças respiratórias. 

Como usar o ar-condicionado sem aumentar a conta de luz

De acordo com o site BuscaPé, existem três funções disponíveis no ar-condicionado que podem ajudar a aliviar o clima seco, mas sem pesar na conta de energia elétrica.

Função Sleep

  • A temperatura local aumenta 1ºC após a primeira hora, e mais 1ºC na segunda hora. O que faz com que tenha menos gasto de energia;
  • Nessa função os picos de consumo são diminuídos gradativamente, logo há economia de energia;
  • Esta opção está disponível inclusive em aparelhos menos modernos.

Função Timer

  • Nesta opção é possível programar quando gostaria que o ar-condicionado ligasse, e quando gostaria que ele parasse;
  • É uma opção interessante para comércios, programando para que o aparelho funcione apenas no momento em que começar o expediente, por exemplo;
  • Assim, é possível programar um uso consciente do ar-condicionado sem desperdício.

Função Eco

  • Mais recomendado para o período de dormir, ou seja, durante a madrugada;
  • Nesta função a temperatura selecionada é mantida por um determinado período de tempo, e depois disso, começa a elevar gradualmente de acordo com a nossa temperatura corporal, reduzindo o consumo elétrico.

O BuscaPé ainda informou que os modelos de ar-condicionado com tecnologia Inverter são os mais econômicos, porque conseguem manter a temperatura do local por um período maior, sem necessidade de ficar refrescando.

Como aliviar o tempo seco sem ar-condicionado?

Quem não tem ar-condicionado em casa, mas está sofrendo com o tempo seco pode tomar algumas atitudes bem baratas que vão melhorar a qualidade do ar.

  • Bacia de água: coloque uma bacia de água na sala, no quarto, no escritório. Dessa forma a umidade vai ajudar a não ressecar a mucosa respiratória (pode ser substituída por umidificador);
  • Hidratação: beba bastante água, esteja sempre com uma garrafinha próxima, evitando a desidratação;
  • Janela aberta: evite deixar o ambiente fechado, onde há pouca circulação de ar;
  • Mantenha a casa limpa: reforce a limpeza da sua casa, tirando o pó, evitando acúmulo de poeira e de sujeira que ficam facilmente espalhadas pelo ar.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com