Governo analisa volta do horário de verão; entenda o porquê

Ministro das Minas e Energia afirmou que vai receber um estudo sobre a volta do horário de verão. Após analisar o texto a decisão pelo retorno ou não ficará a cargo do presidente Lula. Entenda o porquê dessa possível volta.

Governo analisa volta do horário de verão; entenda o porquê
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Alexandre Silveira, ministro das Minas e Energia, afirmou na última quinta-feira, 12, que vai analisar a volta do horário de verão. A medida precisará da aprovação do presidente Lula, que possivelmente aprovará. A notícia chega em um momento em que os brasileiros estão pagando a tarifa extra na conta de luz.

Volta do horário de verão

  • No horário de verão acontece um aproveitamento máximo da luz solar, com isso, consequentemente, há uma redução no gasto com energia elétrica.
  • Nesse sistema os relógios são adiantados em 1 hora.
  • Segundo o ministro, o retorno desse sistema é pensado como estratégia para reduzir os impactos da atual crise hídrica que afeta o setor de geração de energia.
  • De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a bandeira vermelha 2 foi acionada em setembro, entenda o que isso significa.
  • De acordo com Alexandre Silveira o retorno deve ser bastante analisando, pois impacta a vida dos brasileiros, mas ele não descarta que o horário de verão retorne.
  • Ele também afirmou que determinou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) que se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
  • A partir dessa reunião será traçado um plano de contingência para o verão 2024/2025.
  • De acordo com o ministro esse retorno poderá trazer bons resultados especialmente para o setor de turismo, bares e restaurantes.
  • Para tranquilizar a população Silveira afirmou que não haverá racionamento e que não há problema de energia no Brasil.

Nesta matéria eu apresento algumas dicas para economizar na conta de luz, confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.