BPC pode ter reajuste menor e idade mínima maior pegando de surpresa quem aguarda na fila do benefício

O Governo Federal está estudando mudanças significativas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), programa que garante um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. As propostas em discussão incluem a possibilidade de um reajuste menor para o benefício, além da análise de um aumento na idade mínima para ter acesso ao programa.

BPC pode ter reajuste menor e idade mínima maior pegando
de surpresa quem aguarda na fila do benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A principal justificativa para as mudanças é a necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário e direcionar os recursos para as políticas que mais precisam. Com o aumento do salário mínimo, a equipe econômica acredita que é possível rever algumas regras dos benefícios sociais, como o BPC, para otimizar o uso dos recursos públicos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.

As principais mudanças 

Essas mudanças propostas podem ter um impacto significativo na vida de milhões de brasileiros que dependem do BPC para sobreviver. A redução do valor do benefício e o aumento da idade mínima podem levar à insegurança financeira para muitos beneficiários e seus familiares. Além disso, a medida pode gerar debates sobre a justiça social e a proteção dos direitos dos mais vulneráveis.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile