Mora perto da fronteira? Paraguai dá largada em Black Friday histórica e brasileiros crescem os olhos para revender mais caro

Oficialmente a Black Friday 2024 acontece apenas na última sexta-feira do mês de novembro. No entanto, alguns comércios e cidades já começaram a se preparar. Como é o caso da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, localizada no Paraguai. 

black friday
Mora perto da fronteira? Paraguai dá largada em Black Friday histórica e brasileiros crescem os olhos para revender mais caro (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

 

A Ciudade del Este é o principal centro comercial do Paraguai, localizada na fronteira tríplice com Brasil e Argentina. Diferente das lojas brasileiras que deixam as promoções para a última sexta-feira do mês de novembro, o feirão nesta cidade acontecerá entre os dias 14 a 17 de novembro. 

A ideia da Câmara de Comércio e Serviços é criar estratégias focadas no turismo para superar as expectativas. Para se ter uma ideia do sucesso das vendas neste período do ano, a edição 2023 da Black Friday de Ciudad del Este registrou crescimento de 20% comparado a 2022.

O total chegou a 100% das vendas de mercadorias e produtos, movimentando mais de US$ 300 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão). A organização do evento ainda informou que no ano passado 200 mil turistas circularam pelos centros comerciais neste período. 

Black Friday Ciudad del Este de 2024

Em busca de uma edição inédita, os eventos preparatórios para a Black Friday Ciudad del Este de 2024 começaram com meses de antecedência.

O objetivo é conseguir criar laços estratégicos com empresas de turismo do Brasil, Argentina e Paraguai para atrair um maior número de visitantes. 

(…) a infraestrutura e as promoções serão ainda mais atrativas. Estamos trabalhando em conjunto com os setores público e privado para oferecer uma experiência única aos turistas, com descontos especiais, pacotes turísticos e um show de abertura que vai dar muito o que falar”, disse Armando Nagib,  coordenador geral da feira de ofertas e produtos.

Embora o foco da período de promoção sejam os brasileiros, porque eles geram movimentação turística, e há expectativa de que os hotéis em Foz do Iguaçu (PR) fiquem 100% ocupados, os paraguaios não ficarão de fora.

Para os nativos os bancos devem oferecer condições especiais como financiamento em até 12 meses. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile