INSS anuncia NOVO serviço inédito para facilitar a vida dos idosos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está otimizando o uso do Atestmed, um tipo de sistema em que é possível pedir o auxílio-doença por perícia médica digital. Isso significa que o trabalhador idoso adoecido não precisa ir pessoalmente passar pelo exame médico. 

inss
INSS anuncia NOVO serviço inédito para facilitar a vida dos idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Para o governo federal, o uso do Atestmed é bom porque evitar ter que pagar ao segurado o atraso pelo tempo em que ficou esperando pelo recebimento do auxílio-doença. A previsão para 2025, por exemplo, é de economizar R$ 9,4 bilhões com mudanças neste sistema. 

A concessão do auxílio-doença com Atestmed começou em maio de 2023 e já se tornou popular, tendo atendido 1,5 milhão de segurados. Mas, em busca de economizar o poder público deve publicar em até 30 dias mudanças no uso da perícia médica digital. 

O que pode mudar na perícia digital usando o Atestmed?

Hoje, apenas o pagamento do auxílio-doença autoriza o uso do Atestmed para substituição da perícia médica presencial. 

Para usá-lo é preciso que a licença médica não seja superior a 180 dias. Segundo informações publicadas recentemente, até o próximo mês o INSS deve adotar as seguintes mudanças nos pedidos:

Como usar o Atestmed no pedido do auxílio-doença 

O atestado médico deve conter os dados do segurado, a descrição da sua doença e os dados do médico que precisa assinar o documento. 

Para usá-lo em substituição da perícia médica bastará:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile