CNH com EAR para idosos com +50, 60 ou 70 anos têm nova validade pelo Detran

Desde 2021 o processo de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi alterado. Para quem tem mais de 50 anos o período de validade do documento foi estendido, enquanto para os idosos acima dos 70 anos o prazo de renovação diminuiu. 

cnh
CNH com EAR para idosos com +50, 60 ou 70 anos têm nova validade pelo Detran
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A CNH é obrigatória para condução de veículos automotores. Há categorias de habilitação que indicam o tipo de automóvel que pode ser conduzido, por exemplo, pela categoria A o condutor está autorizado a dirigir carro e pela B a dirigir moto. 

Além dessas siglas ainda existe a EAR (Exerce Atividade Remunerada). Esta sigla, que pode ser inclusa na CNH, indica que aquele motorista usa o carro para trabalhar. Seja para prestar serviço como motorista particular, motorista concursado e outros. 

Para quem não tem esta sigla no documento é preciso incluir. Há cobrança de taxa para isso, variando de acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado. 

Prazo de renovaçãpo da CNH com EAR

Na verdade, o prazo de renovação da CNH é o mesmo para a habilitação comum e habilitação com EAR. A mudança no período aconteceu em 2021, com alteração do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Com a alteração os prazos para passar pelo processo de renovação do documento passaram a ser de:

Como fazer a renovar da CNH em 2024

O processo de renovação da CNH é uma responsabilidade do motorista, seja ele profissional ou não. É preciso estar atento a validade do seu documento, essa informação está impressa na habilitação.

Conforme prevê o CTB, conduzir um veículo com habilitação vencida é considerada infração gravíssima, com multa e sete pontos na carteira. 

No procedimento de renovaçãoi será preciso passar por avaliação médica que pode incluir consulta com oftalmologista, e avaliação psicológica. Todos os exames têm custo. 

O motorista tem 30 dias após o vencimento da sua CNH para renovação, que deve ser feita da seguinte forma:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile