O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou a oferta de cursos de qualificação gratuito para jovens. A iniciativa vai oferecer diversas formações para 15 mil jovens de várias localidades do país. Todos serão preparados para conquistarem uma vaga de emprego.
Na última segunda-feira, 09, o Ministério do Trabalho e Emprego firmou parceria com 20 organizações da sociedade civil. A partir disso serão oferecidos cursos de qualificação gratuitos para os jovens. Essa iniciativa faz parte do Programa Manuel Querino, de Qualificação Social e Profissional (PMQ).
Na ocasião foi anunciado que serão destinados R$ 24 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
“O objetivo é que o jovem tenha essa qualificação profissional inicial e continue estudando, desenvolvendo suas habilidades e competências, sem desistir do sonho de entrar na universidade”, afirmou Gilberto Alvarez, diretor-presidente da Fundação Polisaber, uma das organizações participantes.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta profissões com bons salários e sem necessidade de faculdade, confira:
Cursos de qualificação gratuito para jovens
Durante o anúncio das formações, o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, explicou que após 12 anos as parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram retomadas. Segundo ele foram feitas três frentes de execução:
- Parcerias com 20 universidades e institutos federais;
- Parceria com estados que já tinham ações de qualificação;
- Parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
O público principal são as pessoas que têm dificuldade de se manter ou inserir no mercado de trabalho, por exemplo: jovens, mulheres, negros, idosos, povos e comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, as mulheres podem receber alguns benefícios, confira quais.
Os cursos
- Cada organização receberá R$ 1,2 milhão para disponibilizar 750 vagas.
- Os cursos terão carga horária de 100 horas, sendo 40 horas para conhecimentos básicos e 60 horas para conhecimentos específicos.
- Nos conhecimentos específicos os participantes aprenderão sobre várias áreas produtivas e econômicas como construção civil, alimentação, estética, cuidados, administrativa, entre outros.
Clique aqui e confira opções de concursos públicos com vagas de nível fundamental.