Goveno federal lança curso de qualificação para jovens; confira detalhes

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou a oferta de cursos de qualificação gratuito para jovens. A iniciativa vai oferecer diversas formações para 15 mil jovens de várias localidades do país. Todos serão preparados para conquistarem uma vaga de emprego.

Governo federal lança cursos de qualificação para jovens; confira detalhes
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Na última segunda-feira, 09, o Ministério do Trabalho e Emprego firmou parceria com 20 organizações da sociedade civil. A partir disso serão oferecidos cursos de qualificação gratuitos para os jovens. Essa iniciativa faz parte do Programa Manuel Querino, de Qualificação Social e Profissional (PMQ).

Na ocasião foi anunciado que serão destinados R$ 24 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

 

O objetivo é que o jovem tenha essa qualificação profissional inicial e continue estudando, desenvolvendo suas habilidades e competências, sem desistir do sonho de entrar na universidade”, afirmou Gilberto Alvarez, diretor-presidente da Fundação Polisaber, uma das organizações participantes.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta profissões com bons salários e sem necessidade de faculdade, confira:

Cursos de qualificação gratuito para jovens

Durante o anúncio das formações, o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, explicou que após 12 anos as parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram retomadas. Segundo ele foram feitas três frentes de execução:

  1. Parcerias com 20 universidades e institutos federais;
  2. Parceria com estados que já tinham ações de qualificação;
  3. Parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O público principal são as pessoas que têm dificuldade de se manter ou inserir no mercado de trabalho, por exemplo:  jovens, mulheres, negros, idosos, povos e comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, as mulheres podem receber alguns benefícios, confira quais.

Os cursos

  • Cada organização receberá R$ 1,2 milhão para disponibilizar 750 vagas.
  • Os cursos terão carga horária de 100 horas, sendo 40 horas para conhecimentos básicos e 60 horas para conhecimentos específicos.
  • Nos conhecimentos específicos os participantes aprenderão sobre várias áreas produtivas e econômicas como construção civil, alimentação, estética, cuidados, administrativa, entre outros.

Clique aqui e confira opções de concursos públicos com vagas de nível fundamental.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.