Desenrola Pequenos Negócios é a grande oportunidade para os MEIs quitarem as dívidas; veja como

O Desenrola Pequenos Negócios é um programa federal destinado a microempreendedores individuais (MEIs) para a regularização de dívidas. Conhecido também como Desenrola MEI, essa iniciativa oferece uma oportunidade de quitar débitos com condições facilitadas, como prazos mais longos e redução de multas e juros, permitindo que os empreendedores possam restabelecer suas operações com mais tranquilidade.

Desenrola Pequenos Negócios é a grande oportunidade para os MEIs quitarem as dívidas; veja como. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Originalmente, o programa Desenrola Pequenos Negócios, lançado em junho de 2023, não incluía os MEIs. No entanto, a proposta foi atualizada para abranger também esses empreendedores e pequenos empresários com dívidas junto a instituições financeiras. 

O Desenrola Pequenos Negócios é uma iniciativa que permite aos microempreendedores individuais regularizarem suas pendências financeiras de forma facilitada. Para participar, o MEI precisa contatar diretamente as instituições financeiras onde possui dívidas e solicitar a renegociação. 

Este programa é acessível para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, desde que estejam inadimplentes há mais de noventa dias. A renegociação deve ser feita com bancos que estão registrados no Desenrola MEI

Se a instituição financeira onde o MEI tem a dívida não estiver no programa, é aconselhável buscar renegociar com outra instituição cadastrada ou transferir a dívida, seguindo as orientações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Além disso, o programa oferece incentivos fiscais para encorajar as instituições financeiras a renegociar as dívidas de pequenas empresas.

Como aderir ao Desenrola Pequenos Negócios 

Critérios do Desenrola Pequenos Negócios

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile