Conta de luz mais cara? Saiba como garantir desconto mesmo com nova bandeira tarifária

A pior seca dos últimos tempos está afetando diretamente a conta de luz dos brasileiros, pois a falta de chuvas reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios que geram energia elétrica. A dependência do Brasil das hidrelétricas torna esse cenário ainda mais crítico.

Conta de luz mais cara? Saiba como garantir desconto mesmo com nova bandeira tarifária. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), aproximadamente 51,6% da energia consumida no país provêm das hidrelétricas. Com a queda na capacidade dessas usinas, há a necessidade de acionar as termelétricas, uma alternativa mais custosa e menos eficiente, impactando diretamente na cobrança final da conta de luz

Para equilibrar os custos da produção de energia, o governo ativou a bandeira tarifária “vermelha patamar 1” neste mês, o que impacta diretamente a conta de luz dos consumidores. Essa medida reflete a situação desfavorável das condições energéticas atuais.

Com a nova bandeira, o valor adicional é de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos, aumentando o gasto mensal das famílias com eletricidade. Para te ajudar a economizar, o FDR apresenta abaixo, um passo a passo que te ensina a conseguir desconto na conta de luz. Veja!

Desconto na conta de luz

Diante do reajuste que afetará expressivamente o bolso do consumidor carioca, existe uma alternativa para economizar na conta de luz através de descontos concedidos pelo Governo Federal. A iniciativa é viabilizada pelo programa Tarifa Social, em vigor já há 21 anos. 

Ele foi implementado através da Lei nº 10.438 e consiste em uma tarifa que oferece descontos e isenção na conta de luz, sendo financiado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). 

Segundo dados da Aneel, apenas em 2022, mais de 24 milhões de brasileiros foram beneficiados por esse programa. Vale ressaltar que os descontos da Tarifa Social são cumulativos na categoria de tarifa residencial, de acordo com os seguintes limites: 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile