Aposentadoria por invalidez tem novas regras divulgadas e pode beneficiar brasileiros; confira

Todos os contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), independente do regime, têm direito a aposentadoria por invalidez. Com a reforma da Previdência ela passou a ser chamada de Benefício por Incapacidade Permanente e trouxe mudanças. 

aposentadoria por invalidez
Aposentadoria por invalidez tem novas regras divulgadas e pode beneficiar brasileiros; confira
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A grande mudança da aposentadoria por invalidez de novembro de 2013 para cá foi no cálculo do benefício. Isso porque, o INSS passou a considerar 80% da média salarial, em vez de 100%.

Outro ponto de mudança foi o nome que deixou de ser aposentadoria por invalidez e passou a se chamar Benefício por Incapacidade Permanente. 

No geral, porém, esta modalidade de aposentadoria continua a mesma. Sendo a forma mais fácil de se aposentar e por outro lado a mais triste porque só é concedida em situação de adoecimento. 

Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?

Para conseguir a aposentadoria por invalidez no INSS o trabalhador precisará atender a alguns critérios que foram estabelecidos por lei, como:

A comprovação da incapacidade será feita por um perito do INSS direto na agência, ainda assim, documentos e laudos médicos trazidos de outros profissionais ajudarão na conclusão final do perito. 

É preciso que a perícia comprove que além de não conseguir voltar para as suas atividades profissionais, o trabalhador também não pode ser realocado em outras funções na mesma empresa. 

Normalmente isso acontece quando o segurado do INSS contraí doenças terminais, precisa fazer tratamento médico de longo prazo, ou fica acamado. 

Como pedir a aposentadoria por invalidez no INSS

Para solicitação da aposentadoria por invalidez o segurado pode contar com os serviços online disponibilizados pelo INSS.

O agendamento da perícia médica presencial, por telemedicina ou com encaminhamento de documento, também acontece nos canais remotos.

Outra forma de fazer a solicitação é usando a Central de Atendimentos do INSS, ligando para o número 135. Na data e hora marcada o segurado deve comparecer até a agência da Previdência Social para passar pela perícia. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile