Pente-fino dos benefícios começa com auxílio-doença, BPC e bolsa família; veja quem perde

O Governo Federal iniciou uma rigorosa revisão nos benefícios sociais, com foco em auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família. O objetivo é identificar e corrigir possíveis irregularidades, garantindo que os recursos sejam destinados aos cidadãos que realmente necessitam.

Pente-fino dos benefícios começa com auxílio-doença, BPC
e bolsa família; veja quem perde. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Quem pode ser afetado pelo pente-fino?

  • Beneficiários do auxílio-doença: aqueles que não passaram por perícia médica nos últimos seis meses estão na mira da revisão. A perícia médica é fundamental para avaliar a persistência da incapacidade para o trabalho e garantir que o benefício continue sendo necessário;
  • Beneficiários do BPC: tanto aqueles que não realizaram perícia de revisão nos últimos dois anos quanto os que possuem cadastros desatualizados no INSS há mais de dois anos estão sujeitos à análise. O BPC é destinado a pessoas com deficiência e idosos que comprovem não ter condições de se manter ou de ter alguém que o faça;
  • Beneficiários do Bolsa Família: famílias que não atualizarem seus dados no CadÚnico ou que não cumprirem as condicionalidades do programa podem ter o benefício suspenso ou cancelado. As condicionalidades incluem o acompanhamento pré-natal, a vacinação infantil e a frequência escolar.

Quais as consequências do pente-fino?

Caso seja constatada alguma irregularidade durante a revisão, o benefício poderá ser suspenso ou cancelado. É importante ressaltar que o beneficiário terá direito a apresentar recursos caso discorde da decisão.

O que fazer para evitar problemas?

  • Manter os dados atualizados: é fundamental manter os dados cadastrais atualizados no CadÚnico e no INSS;
  • Comparecer às perícias médicas: os beneficiários do auxílio-doença e do BPC devem comparecer às perícias médicas quando convocados;
  • Cumprir as condicionalidades do Bolsa Família: as famílias beneficiárias do Bolsa Família devem cumprir todas as condicionalidades do programa.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.