Etapas do Enem dos Concursos em outubro: saiba como se preparar para a prova de títulos

Menos de 50% dos inscritos fizeram as provas do Enem dos Concursos, que oferece 6.640 vagas ao todo. A seleção é voltada à contratação de servidores para diversos órgãos. Em outubro mais uma etapa da seleção será aplicada, veja agora como se preparar.

Etapas do Enem dos Concursos em outubro: saiba como se preparar para a prova de títulos
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Concurso Nacional Unificado é uma grande novidade para todos os brasileiros, por isso é sempre importante manter-se atualizado sobre as etapas seguintes. Em outubro os inscritos no Enem dos Concursos farão mais uma etapa. Já dá para se preparar até lá.

A seleção tem vagas em 21 órgãos federais, totalizando 6.640 oportunidades. Para o próximo ano o MGI já analisa a aplicação de outra edição. Mas, antes disso os participantes desta terão que ser empossados.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta profissões com bons salários e sem exigência de nível superior:

Prova de títulos no Enem dos Concursos

No dia 18 de agosto foi a aplicação das provas objetivas e dissertativas, com previsão de divulgação do resultado final para o dia 21 de novembro. Antes disso uma nova etapa será feita.

No dia 8 de outubro acontece a convocação dos candidatos que passarão pela prova de títulos. Já nos dias 9 e 10 de outubro eles terão que enviar a documentação via e-mail, que ainda será divulgado.

Essa etapa será classificatória e corresponderá a 5% a 10% da nota final do candidato, isso significa que os candidatos poderão se destacar graças às suas formações e competências. Nesta matéria você descobre quantas questões precisa acertar para se sair bem no Concurso Nacional Unificado.

Etapas do Enem dos Concursos em outubro: saiba como se preparar para a prova de títulos
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Como se preparar para a prova de títulos do Enem dos Concursos?

Enquanto essa etapa ainda não chega, os candidatos já podem reunir a documentação necessária para ela. Afinal, todos os inscritos aos cargos que obrigam a prova de títulos serão convocados.

Para a comprovação de título profissional serão aceitos: carteira de trabalho, contrato de prestação, termo de posse, recibo de pagamento, entre outros. Pelas regras os documentos precisam expressar a data de início e término do trabalho. As experiências em empresas privadas também são consideradas.

Enquanto para a comprovação de formação o candidato precisará apresentar as certificações de conclusão, emitidos por instituições reconhecidas pelo MEC.

Todos os documentos devem ter sido emitidos por autoridade, sendo órgão ou empresa. Pelas regras os documentos precisam expressar a data de início e término do trabalho.

Os candidatos devem acessar o edital do bloco temático em que está inscrito para conferir mais detalhes sobre essa etapa, os documentos estão disponíveis na página oficial.

No último mês um grupo de participantes se uniu para protestar contra a desclassificação no concurso, clique aqui e entenda melhor.

Novo Enem dos Concursos em 2025

A ministra da Gestão e Inovação, Ester Deck, já afirmou que deseja realizar esse modelo de seleção mais vezes. Segundo ela, isso dependerá da adesão de mais órgãos públicos federais o que deve ser voluntária novamente.

“A gente tem muita vontade de realizar um novo (CPNU), mas lembrando que foi voluntário aos órgãos a adesão ao concurso. Então conforme a gente está autorizando novas vagas, a gente tem conversado com os órgãos da possibilidade de fazer um novo concurso unificado no ano que vem. A gente ainda não tem essa decisão. Vamos fazer o balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo, a gente anunciar e publicar o edital”, explicou.

Para o próximo ano o governo prevê autorizar mais de 57 mil vagas em concursos públicos, nesta matéria eu explico mais sobre essa boa notícia!

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile