Além da prova escrita alguns candidatos do Enem dos Concursos também precisarão passar por mais duas etapas. Uma delas será apenas classificatória enquanto a outra será eliminatória. Confira mais detalhes sobre cada uma delas agora.
O Ministério da Gestão e Inovação continua aplicado as etapas do Enem dos Concursos para cerca de 1 milhão de participantes. Agora, mais duas etapas estão previstas, inclusive uma já no próximo mês de outubro. Em ambas a recomendação do FDR é que os candidatos fiquem atentos às regras do edital.
Isso porque na etapa de provas objetivas e dissertativas muitos candidatos foram desclassificados pelo descumprimento do que dizia o edital.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta profissões com bons salários e sem exigência de nível superior:
Nova etapa do Enem dos Concursos
A próxima etapa será a prova de títulos, momento em que os candidatos terão que comprovar a experiência profissional ou o nível de formação exigido para o cargo em que estão inscritos.
De acordo com o edital a prova de títulos corresponde de 5% a 10% da nota final dos candidatos, por isso ela é tão importante.
Ela será classificatória, isso significa que, quanto mais títulos, melhor será a colocação dos candidatos, podendo fazer com que ele fique à frente dos demais. A prova poderá ser aplicada até mesmo aos candidatos de nível médio.
No dia 8 de outubro será feita a convocação dos candidatos que participação dessa etapa, via e-mail. Após isso, nos dias 9 e 10 de outubro os selecionados devem enviar as documentações solicitada. O endereço para envio ainda será informado.
Para saber quantas questões precisa acertar no Concurso Nacional Unificado, clique aqui.
Documentos para a prova de títulos do Enem dos Concursos
No geral, a comprovação de formação será feita através de diplomas e declarações comprovatórias. Sendo que serão aceitos: carteira de trabalho, contrato de prestação, termo de posse, recibo de pagamento, entre outros.
Todos os documentos precisam comprovar a experiência profissional ou educacional do candidato e devem ter sido emitidos por autoridade, sendo órgão ou empresa. As experiências em empresas privadas também são consideradas.
De acordo com os editais todos os documentos de experiência profissional devem conter a data de início e encerramento do vínculo de trabalho.
Outro ponto de atenção é que algumas regras podem variar de acordo com o bloco temático em que o candidato está inscrito. Para ter mais informações específicas, acesse o Anexo VI do edital do bloco, disponível no link.
Nesta matéria eu te explico como funcionará a nota de corte do CNU, confira.
Posse dos aprovados no Enem dos Concursos
A outra etapa, que acontece apenas em 2025 é o curso de formação. Será o momento de aprender sobre suas funções como servidor público, lembrando que esse curso será feito pelos candidatos de alguns cargos apenas.
Com o resultado previsto para o dia 21 de novembro, esses candidatos já poderão se preparar para a formação que deve acontecer de forma presencial. De acordo com a ministra Esther Dweck, o curso deve ser iniciado em janeiro de 2025.
“A nossa expectativa é que as pessoas entrem efetivamente em janeiro de 2025, principalmente para aquelas carreiras que não têm o curso de formação como etapa da seleção. Para as carreiras que têm cursos de formação, ou seja, no dia 21 de novembro eu sei quem passou na prova, mas ela ainda precisa fazer um curso de formação, ser aprovada no curso de formação, para efetivamente tomar posse, a gente vai começar a chamar a partir de novembro já essas carreiras, para que esse curso de formação comece provavelmente também em janeiro”, explicou a ministra.
Ester ainda afirmou que serão feitas três chamadas, se os candidatos não atenderem a uma delas estarão fora da seleção e novos aprovados serão convocados.
O curso de formação terá três meses de duração e os participantes aprovados começarão a atuar como servidores públicos em abril de 2025.