O último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) tem pagamento marcado para setembro. Até aqui, mais de 25 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o valor em conta. Neste último depósito são inclusos, principalmente, quem atrasou o envio.
Assim como o primeiro lote da restituição do IRPF, pago em maio, foi majoritariamente de pessoas com prioridade legal, neste último a maioria são contribuintes sem prioridade.
Embora a Receita Federal inclua o público com prioridade em todo novo lote, o percentual de pessoas neste grupo vai caindo porque eles são beneficiados logo no início do calendário. Ficam para os últimos lotes aqueles que deixaram para a entregar a declaração no fim do prazo.
Quando vai ser pago o último lote de restituição do IRPF?
São cinco pagamentos de restituição do IRPF ao longo do ano. Com início em maio o último depósito está marcado para este mês de setembro.
A Receita Federal faz o depósito sempre no último dia útil do mês, e abre a consulta para verificar os contemplados uma semana antes da data de pagamento.
Seguindo esta linha, o próximo depósito acontece em:
- 1º Lote: 31 de maio;
- 2º Lote: 28 de junho;
- 3º Lote: 31 de julho;
- 4º Lote: 30 de agosto;
- 5º Lote: 30 de setembro.
Consultar pagamento da restituição do IRPF
A consulta ao pagamento da restituição do IRPF 2024 é feita sempre uma semana antes do depósito do dinheiro em conta.
Neste lote devem ser inclusos aqueles que deixaram para enviar a declaração próximo ao fim do prazo, entregaram o documento com erro e fizeram a correção, não possuem prioridade ou estão recebendo um lote residual.
Para verificar se o seu nome está nesta lista, basta seguir o passo a partir das 10h de 23 de setembro:
- Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
- Clique em “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
- Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento.