Último lote da restituição do IRPF será pago esse mês; veja qual a data do depósito

O último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) tem pagamento marcado para setembro. Até aqui, mais de 25 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o valor em conta. Neste último depósito são inclusos, principalmente, quem atrasou o envio. 

restituição do irpf
Último lote da restituição do IRPF será pago esse mês; veja qual a data do depósito
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Assim como o primeiro lote da restituição do IRPF, pago em maio, foi majoritariamente de pessoas com prioridade legal, neste último a maioria são contribuintes sem prioridade.

Embora a Receita Federal inclua o público com prioridade em todo novo lote, o percentual de pessoas neste grupo vai caindo porque eles são beneficiados logo no início do calendário. Ficam para os últimos lotes aqueles que deixaram para a entregar a declaração no fim do prazo.

Quando vai ser pago o último lote de restituição do IRPF?

São cinco pagamentos de restituição do IRPF ao longo do ano. Com início em maio o último depósito está marcado para este mês de setembro. 

A Receita Federal faz o depósito sempre no último dia útil do mês, e abre a consulta para verificar os contemplados uma semana antes da data de pagamento. 

Seguindo esta linha, o próximo depósito acontece em:

  • 1º Lote: 31 de maio;
  • 2º Lote: 28 de junho;
  • 3º Lote: 31 de julho;
  • 4º Lote: 30 de agosto;
  • 5º Lote: 30 de setembro.

Consultar pagamento da restituição do IRPF 

A consulta ao pagamento da restituição do IRPF 2024 é feita sempre uma semana antes do depósito do dinheiro em conta. 

Neste lote devem ser inclusos aqueles que deixaram para enviar a declaração próximo ao fim do prazo, entregaram o documento com erro e fizeram a correção, não possuem prioridade ou estão recebendo um lote residual. 

Para verificar se o seu nome está nesta lista, basta seguir o passo a partir das 10h de 23 de setembro:

  • Acesse o portal do Meu Imposto de Renda;
  • Clique em “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
  • Agora, preencha: número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento. 

 

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com