Trabalhadores demitidos sem justa causa: descubra como garantir até R$ 2.313 extras

Trabalhadores demitidos sem justa causa que estiveram empregados sob o regime CLT nos últimos anos terão uma boa notícia: o governo Lula aprovou um pagamento adicional de R$ 2.313. Esse valor será concedido através do seguro-desemprego.

Trabalhadores demitidos sem justa causa: descubra como garantir até R$ 2.313 extras. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A iniciativa visa oferecer suporte financeiro extra aos trabalhadores demitidos sem justa causa que enfrentam dificuldades após a perda do emprego. Com essa medida, o governo pretende ajudar na transição e alívio das finanças pessoais dos desempregados.

Os trabalhadores demitidos sem justa causa que estavam recebendo mais de R$ 3.402,65 poderão contar com um benefício aumentado de até R$ 2.313,74, conforme o novo ajuste do seguro-desemprego. Este valor é uma resposta ao recente reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que estabelece um mínimo de R$ 1.412 para o benefício.

A atualização no valor visa oferecer uma transição financeira mais estável para os profissionais que enfrentam a perda de emprego, ajudando a suavizar o impacto econômico dessa situação.

Regras do pagamento para  trabalhadores demitidos sem justa causa?

O seguro-desemprego é uma espécie de poupança convertida em benefício pago exclusivamente aos trabalhadores demitidos sem justa causa. O direito é concedido somente aos cidadãos com carteira assinada por, no mínimo, um ano. 

Apesar de a assinatura na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ser um dos principais critérios para a aquisição do seguro-desemprego, não é o suficiente para dar direito a acessar o benefício. É essencial se enquadrar em alguns outros requisitos, como:

Como solicitar o pagamento para trabalhadores demitidos sem justa causa?

Após cumprir os requisitos necessários para a solicitação do seguro-desemprego, é possível enviar um pedido pelo aplicativo seguindo os seguintes passos:

  1. Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no dispositivo móvel;

  2. Acessar “Entrar com gov.br”;

  3. Fazer o login com a conta Gov.br;

  4. Acessar a aba “Benefícios”, localizada na parte inferior da tela;

  5. Na categoria “Seguro-Desemprego”, selecionar “Solicitar;

  6. Escolher a modalidade do benefício;

  7. Informar o número do requerimento;

  8. Aceitar os termos apresentados e iniciar a solicitação.

Qual é o prazo de liberação do pagamento extra de R$ 2.313?

De imediato, umas das principais dúvidas do trabalhador quanto ao recebimento do seguro-desemprego é o prazo de liberação do benefício. É importante saber que, o acesso ao recurso é concedido somente após o contrato trabalhista ser rescindido. 

Neste momento, a empresa é obrigada a fornecer uma série de documentos ao colaborador. Nesta documentação, deve estar inserido o papel de requerimento do seguro-desemprego, no qual contém um número de protocolo que será o ponto de partida para a solicitação. 

O trabalhador tem o prazo de 7 a 120 dias para dar entrada no pedido. A liberação dos valores costuma acontecer dentro de 30 a 45 dias contados a partir da data em que o protocolo foi registrado. 

Valores do benefício para trabalhadores demitidos sem justa causa

O método de cálculo do seguro-desemprego foi aprimorado para acomodar as variações econômicas. Para definir o valor das parcelas, leva-se em conta a média dos salários dos últimos três meses. Veja a seguir como o cálculo é feito:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile