Tem entre 18 e 49 anos? Pagamento do Bolsa Família ficará mais difícil em 2025

O governo federal confirmou um novo pente-fino nos pagamentos do Bolsa Família. Com previsão de que o processo de averiguação cadastral tenha início a partir de janeiro de 2025, desta vez o alvo são os inscritos com idade entre 18 e 49 anos.

Foi realizada uma grande operação de pente-fino nos pagamentos do Bolsa Família em janeiro de 2023. Em 2024, no entanto, o governo federal manteve apenas as revisões com base nas condicionalidades para receber o benefício social.

Agora, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) prometeu um novo pente-fino, situação onde os dados são analisados mais minuciosamente. A ideia é verificar se os titulares com idade entre 18 e 49 anos têm necessidade de receber o benefício.

Técnicos do MDS consideram elevado o percentual de 1,3 milhões de beneficiados do Bolsa Família pertencentes a famílias unipessoais e nesta faixa etária.

Por que esse grupo está na mira do pente-fino do Bolsa Família?

De acordo com informações repassadas por técnicos do governo que estão por dentro da discussão, há suspeita de que entre 400 mil e 500 mil beneficiários recebem o Bolsa Família de forma irregular. 

Logo, ao cancelar o pagamento deste grupo o governo brasileiro conseguiria economizar cerca de R$ 4 bilhões.

Na realidade, o foco da operação são:

  • Famílias unipessoais, ou seja, compostas de uma única pessoa que possuem titulares  entre 18 anos e 49 anos.

Famílias unipessoais são aquelas compostas por uma única pessoa, ou seja, que não há dependentes.

Como vai funcionar o pente-fino para famílias unipessoais do Bolsa Família

As famílias unipessoais voltam a ser alvo do pente-fino do Bolsa Família. A programação é de que o processo de cruzamento de dados e averiguação cadastral tenha início a partir de janeiro de 2025.

Vai funcionar assim:

  • Os dados informados no Cadastro Único serão revisados e haverá cruzamento de informações com outras bases do governo;
  • Quem for descoberto com irregularidade vai ter o seu auxílio bloqueado, e será convocado para atualização dos dados;
  • Se conseguir atualizar o Cadastro Único provando que tem direito ao benefício o auxílio continua, caso contrário terá corte no pagamento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com