Mutirões dos INSS focam no BPC e oferecem mais de 1 mil vagas para a liberação

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está promovendo uma série de mutirões em diversas cidades do Rio de Janeiro, com o objetivo de acelerar a liberação do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A iniciativa tem o objetivo de atender a demanda crescente por esse benefício, destinado a pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade social.

Mutirões dos INSS focam no BPC e oferecem mais de
1 mil vagas para a liberação. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Mais de mil vagas estão sendo disponibilizadas em nove agências da Previdência Social, nos dias 14, 21 e 28 de setembro. Os atendimentos serão realizados aos sábados, em um horário especialmente definido para facilitar o acesso dos beneficiários.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Como funciona?

Para participar dos mutirões, os interessados devem agendar previamente o atendimento através da central telefônica 135, do site do INSS ou do aplicativo Meu INSS.

O que é o BPC?

O BPC é um benefício assistencial que garante um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência e idosos com renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo. Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar a condição de vulnerabilidade social e passar por uma avaliação.

Por que os mutirões são importantes?

Os mutirões do INSS têm como objetivo:

Como se preparar para o mutirão?

Para garantir que o atendimento seja rápido e eficiente, é importante que o cidadão leve os seguintes documentos:

Calendário dos mutirões

Data Local
14 de setembro Nova Iguaçu, 120 vagas; Praça da Bandeira, 220 vagas; Nilópolis, 100 vagas
21 de setembro Avenida Brasil, 200 vagas; São João de Meriti, 120 vagas
28 de setembro São Gonçalo, 160 vagas; Duque de Caxias, 200 vagas; Magé, 80 vagas; Macaé, 80 vagas
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile