Aguardado por milhões de brasileiros desde o final do prazo para a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal já liberou quatro lotes da restituição do IRPF. Mais de 15 milhões de contribuintes já foram beneficiados com a devolução dos impostos. Porém, muitos não receberão o pagamento. Entenda o motivo!
Isso acontece porque muitos contribuintes podem ter caído na malha fina da Receita Federal. Ou seja, significa que o órgão encontrou inconsistências nos dados da declaração anual do brasileiro.
Esses problemas podem acontecer por erros na declaração, pela diferença entre os dados inseridos na declaração e outras bases de dados do governo, e a falta ou invalidez dos documentos que foram inseridos para comprovar os gastos e recebimentos de 2023.
Quem pode receber a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do IRPF é a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Ou seja, toda pessoa que declara o imposto tem direito a restituição, quando há saldo a ser recebido.
Como saber se a minha restituição foi cortada?
-
Acesse o Portal de Serviços do Contribuinte da Receita Federal;
-
Clique em “Meu Imposto de Renda”;
-
Faça login com sua conta gov.br;
-
Verifique o status ao lado de “IRPF 2024” na página que será aberta;
-
Se aparecer “Em Fila de Restituição”, a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada;
-
Porém, se aparecer “pendências na malha”, o contribuinte pode verificar qual o motivo e qual a inconsistência na declaração.
Laura Alvarenga, especialista e colaboradora do FDR, explica todos os status que podem aparecer na consulta da restituição do Imposto de Renda.
O que fazer após descobrir que a minha restituição foi cancelada?
Com a anulação da sua restituição, é importante corrigir as suas informações e encaminhar a sua declaração do Imposto de Renda atualizada através de um canal específico disponibilizado pela Receita Federal.
Após enviar a declaração, ela será avaliada pela Receita Federal. Quando o status for atualizado para “Retificado“, a declaração anterior foi substituída por uma completamente nova. Ela deverá ser paga no próximo lote.
Porém, se o contribuinte foi intimado pela Receita, não será possível mais retificar a declaração. Consequentemente, não será recebida a restituição.