Apenas o pagamento do IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) não é o bastante para conseguir a licença anual do automóvel. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) incluí outras taxas obrigatórias para emissão do licenciamento.
O IPVA 2024 e o licenciamento são diferentes. O IPVA é um imposto cobrado sobre todos os veículos automotivos, e deve ser pago uma vez por ano com base no valor de mercado do automóvel. A quantia tem desconto à vista e pode ser parcelada.
Enquanto isso, o licenciamento é um documento que comprova que aquele veículo está legalizado para transitar pelo país. Para a legalização é preciso que todos os impostos sejam pagos, entre eles o IPVA.
Mas, a emissão de um novo licenciamento só é autorizada quando a taxa do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é paga. Uma vez por ano os proprietários devem pagar essa taxa que é única por tipo de veículo, não tem desconto e não pode ser parcelada.
Valor do licenciamento do veículo em 2024
Para o licenciamento do veículo em 2024 é preciso pagar um conjunto de taxas. Os valores variam dependendo de cada região, e são cobrados:
- IPVA;
- Taxa de emissão de um novo CRLV;
- Multas;
- Débitos que constam no Renavam do automóvel.
É possível deixar para quitar o IPVA e demais taxas dentro do calendário do licenciamento, mas vale entender que neste caso será cobrada multa por atraso no pagamento do imposto.
Como licenciar o veículo em 2024?
O processo de licenciamento do veículo é feito por meio do Detran. Depois de todos os débitos quitados o próprio Detran envia o CRLV impresso até o endereço do condutor, e/ou disponibiliza esse documento na versão eletrônica.
Se for parado em uma blitz policial é obrigatório apresentar o licenciamento daquele ano, no caso, o CRLV.
- Acesse o site do Detran do seu estado;
- Clique em “Taxa dos veículo”;
- Agora, selecione “Licenciamento 2024”;
- Informe o número de Renavam e placa do automóvel, também pode ser necessário fazer login com seu CPF;
- Emita o código de barras para pagar de todos os débitos que constam naquele automóvel.
Outra opção é procurar os canais de atendimento dos bancos conveniados no estado.