Os condutores de veículos automotores terão que arcar com sérias consequências caso não paguem a taxa do licenciamento 2024. A cobrança é feita para todo proprietário de automóvel que roda pelo país, e o calendário deste ano já está chegando ao fim.
A taxa do licenciamento é responsável pela emissão de um novo CRVL-e (Certificado e Registro de Veículos Automotores). Sem este certificado renovado o automóvel que transitar pelas rodovias corre risco de ser apreendido, porque é considerada infração de trânsito.
Além desta consequência o propritário terá o registro de 7 pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e precisará pagar por uma multa de R$ 293,47.
Em 2023, mais de 125 mil veículos foram recolhidos por falta de licenciamento no estado. Para que o automóvel saía do pátio é preciso pagar pela taxa de licença, e os valores referentes ao período em que o veículo ficou apreendido.
Calendário de licenciamento do 2024 em São Paulo
Em São Paulo a taxa de licenciamento 2024 é organizada com base no final da placa do automóvel. O calendário é diferente dependendo do tipo do automóvel.
Veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque
- Final 1 e 2, mês de julho;
- Final 3 e 4, mês de agosto;
- Final 5 e 6, mês de setembro;
- Final 7 e 8, mês de outubro;
- Final 9, mês de novembro;
- Final 0, mês de dezembro.
Veículos registrados como caminhão e trator
- Final 1 e 2, mês de setembro;
- Final 3, 4 e 5, mês de outubro;
- Final 6, 7 e 8, mês de novembro;
- Final 9 e 0, mês de dezembro.
Como fazer o licenciamento em 2024
Para todos os veículos o valor da taxa de licenciamento de 2024 em São Paulo é de R$ 160,22. A quantia muda dependendo do estado em que o automóvel foi licenciado.
Como fazer em SP:
- Informe o número do Renavam em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônica;
- Faça o pagamento da taxa;
- O documento ficará disponível para impressão, ou pode ser acessado no App do Detran.
Como fazer no restante do país:
- O pagamento por um banco credenciado também fica disponível;
- Outra opção é emitir o código de barras no site do Detran.