Governo aprova novidades no auxílio doença com novos requisitos para obter o benefício

O Governo Federal está prestes a implementar mudanças significativas no processo de liberação do benefício por incapacidade temporária, com o objetivo de otimizar o sistema e combater fraudes. As novas regras, que devem ser anunciadas em breve, trarão maior rigor na avaliação dos pedidos e agilidade no atendimento aos segurados.

Governo aprova novidades no auxílio doença com novos
requisitos para obter o benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma das principais ferramentas utilizadas nesse processo é o Atestmed, uma plataforma digital que permite a emissão de atestados médicos de forma online. Através do aplicativo Meu INSS, o segurado pode enviar o atestado, agilizando a análise do pedido. No entanto, o governo está avaliando a redução do prazo máximo de liberação do benefício e a realização de perícias presenciais em casos específicos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o auxílio-doença, confira.

Principais mudanças

Benefícios das novas regras

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile