Golpes mais comuns aplicados contra idosos: veja lista completa e como se proteger

Ao chegar na terceira idade, muitos idosos não possuem o conhecimento tecnológico que os jovens atualmente possuem. Por isso, eles acabam virando um alvo para criminosos. Hoje, a internet possibilitou a criação de muitos golpes para esse público. Veja quais são e como não cair em nenhum deles! 

Golpes mais comuns aplicados contra idosos: veja lista completa e como se proteger

 

Além de aproveitar da falta de familiaridade, os criminosos buscam pessoas em situações de vulnerabilidade. Ao se encontrarem em uma posição de desespero por problemas financeiros, os golpistas enviam mensagem imediatistas com tom de alerta e oferecem seus serviços para dar acesso a benefícios oferecidos pelo Governo Federal. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre os benefícios do governo para idosos, confira.

Quais são os golpes mais comuns em idosos?

  • Falsa central telefônica: golpistas fingem ser do banco e pedem dados e senhas pessoais.

  • Falso empréstimo consignado: oferecem empréstimos e solicitam pagamento antecipado para liberar o valor.

  • Falso presente de aniversário: entregam presentes falsos e cobram taxas com maquininhas adulteradas que roubam dados do cartão.

  • Ajuda suspeita em caixas eletrônicos: oferecem ajuda para saques e podem roubar senhas e cartões.

  • Vendas falsas online: fraudes em sites e redes sociais.

  • WhatsApp clonado: tentam obter o código de verificação para clonar a conta, fingindo ser o atendimento ao cliente.

  • Phishing: enviam links falsos por e-mail ou mensagem para roubar dados.

  • Falso motoboy: fingem ser do banco e pedem o cartão antigo alegando clonagem, para depois entregá-lo a um motoboy.

  • Troca de cartão: substituem o cartão do cliente após observarem a senha.

  • Falso sequestro: simulam o sequestro de um familiar e exigem resgate.

Como os idosos podem evitar cair em golpes?

  • Bancos não solicitam senhas ou transferências por telefone. Desligue e entre em contato com o seu banco pelos canais oficiais;

  • Empréstimos legítimos não exigem pagamentos prévios. Desconfie de ofertas muito vantajosas;

  • Sempre busque ajuda de funcionários identificados;

  • Desconfie de presentes inesperados;

  • Cuidado com preços muito baixos e compre apenas em sites conhecidos;

  • Ative a verificação em duas etapas e nunca compartilhe códigos de segurança;

  • Não clique em links suspeitos;

  • Não entregue cartões pessoalmente já que bancos não recolhem cartões;

  • Confirme que é o seu e não o entregue a terceiros;

  • Não forneça informações pessoais e tente contatar o suposto sequestrado por outros meios. 

 

 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).