Aposentadoria especial confirmada para trabalhadores durante 15, 20 ou 25 anos nesta lista de profissões

Você sabia que algumas profissões permitem que seus trabalhadores se aposentem mais cedo? Essa é a chamada aposentadoria especial, um benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a quem trabalha exposto a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Aposentadoria especial confirmada para trabalhadores
durante 15, 20 ou 25 anos nesta lista de profissões. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A aposentadoria especial é um direito do trabalhador que exerce suas atividades em condições que expõem sua saúde a riscos. Esses riscos podem ser causados por agentes físicos (como ruído, vibrações, radiação), químicos (substâncias tóxicas) ou biológicos (vírus, bactérias).

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria especial, confira.

Quem tem direito à aposentadoria especial?

O direito à aposentadoria especial é garantido por lei a diversas categorias profissionais, como:

Quais são os requisitos?

Para se aposentar antecipadamente, é necessário cumprir alguns requisitos específicos, que variam de acordo com o grau de exposição ao risco:

Documentos para solicitar a aposentadoria especial

Para dar entrada no pedido de aposentadoria especial, o segurado deverá apresentar os seguintes documentos:

Quais as vantagens da aposentadoria especial?

A aposentadoria especial permite que o trabalhador se aposente mais cedo e com direito a um benefício integral. Além disso, ela reconhece o desgaste físico e mental causado pelo trabalho em condições prejudiciais à saúde.

É importante ressaltar que as regras para a aposentadoria especial podem sofrer alterações. Por isso, é fundamental buscar orientação de um advogado especializado em direito previdenciário para tirar dúvidas e garantir seus direitos.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile