Titulares do Bolsa Família recebem anúncio do governo criando alerta para o próximo mês

O governo federal confirmou que vai realizar um novo pente-fino no pagamento do Bolsa Família. O procedimento fica a cargo do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e deve atingir, principalmente, as famílias unipessoais que são compostas por uma única pessoa. 

bolsa família
Titulares do Bolsa Família recebem anúncio do governo criando alerta para o próximo mês
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em um processo semelhante ao que foi feito durante o início de 2023, o MDS vai revisão os dados dos inscritos no Bolsa Família que vivem sozinhos. O procedimento é chamado de pente-fino e visa excluir dos contemplados aqueles que não atendem as regras.

Segundo técnicos do governo que estão por dentro da discussão, há suspeita que entre 400 mil e 500 mil beneficiários recebem o auxílio de forma irregular. Ao cancelar o pagamento deste grupo o governo brasileiro conseguiria economizar cerca de R$ 4 bilhões.

Quem será alvo do pente-fino do Bolsa Família?

O pente-fino do Bolsa Família não vai começar em 2024, os planos do governo são de que as revisões tenham início a partir de janeiro de 2025. A partir disso, os pagamentos serão inicialmente suspensos e se confirmada a irregularidade eles serão cancelados.

Dessa vez, o foco da operação são:

Técnicos do MDS consideram elevado o percentual de 1,3 milhões de beneficiados do Bolsa Família nesta faixa etária.

Por conta disso, além da revisão de dados essas pessoas receberão visita do assistente social em seus domicílios para avaliar suas condições.

Como consultar o pagamento do Bolsa Família

Embora o pente-fino das famílias unipessoais não vá começar neste ano, o governo continua mantendo o processo de revisão de dados mensalmente.

Logo, para verificar se foi mantido o seu cadastro no pagamento do Bolsa Família do próximo mês, basta que o titular use um dos canais remotos:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile