O governo federal vai realizar uma nova etapa do Enem dos Concursos em breve. Candidatos já podem se preparar para participar dessa fase que será eliminatória. Etapa acontece antes mesmo da divulgação do resultado das provas.
O Concurso Nacional Unificado vai iniciar mais uma importante etapa em breve. Ela vai definir a classificação dos cerca de 1 milhão de participantes. Etapa já era prevista do edital de abertura da seleção, que deverá ser seguido pelos candidatos.
Para evitar os mesmos problemas que muitos candidatos tiveram nas etapas anteriores, que resultaram na desclassificação de muitos, a recomendação é que todos leiam os documentos oficiais.
Isso porque eles deverão ser seguidos e as possíveis contestações poderão ser feitas a partir dele. Inclusive, muitos candidatos têm se reunido para reclamar das desclassificações e descumprimento das regras, nesta matéria você entende melhor a situação.
Prova de títulos no Enem dos Concursos
Segundo o edital, esta etapa pode valer de 5% a 10% da nota final do candidato, dependendo do cargo ao qual ele concorre. por se tratar de uma etapa classificatória, ela pode, inclusive, colocar à frente um candidato que possui mais títulos.
Por isso é importante reunir toda a documentação necessária e se atentar aos prazos, evitando assim de ser prejudicado.
Lembrando que os candidatos não serão eliminados a partir da prova de títulos. É importante que o candidato confira se o cargo para o qual concorre tem prova de títulos ou não.
Nesta matéria eu te explico como funcionará a nota de corte do CNU, confira.
Documentos para a prova de títulos do CNU
Os candidatos vão precisar reunir diplomas e declarações comprovatórias de suas formações. Para comprovação de título profissional serão aceitos: carteira de trabalho, contrato de prestação, termo de posse, recibo de pagamento, entre outros.
Todos os documentos precisam comprovar a experiência profissional ou educacional do candidato e devem ter sido emitidos por autoridade, sendo órgão ou empresa. Pelas regras os documentos precisam expressar a data de início e término do trabalho.
Como se trata de um concurso dividido em blocos temáticos, é importante que os candidatos se atentem às regras adotadas ao bloco em que concorrem. Para isto, basta acessar o Anexo VI do edital do bloco em que concorre, disponível no link.
É sempre bom lembrar que as experiências em empresas privadas também são consideradas nesta etapa do processo seletivo.
Quando será a prova de títulos do CNU?
A prova de títulos do Concurso acontece em apenas dois dias, 9 e 10 de outubro deste ano. Neste período todos os candidatos terão que enviar a documentação comprovatória para os endereços que ainda serão divulgados.
Esta etapa deverá ser feita por todos que participaram das provas aplicadas no último mês de agosto.
Para saber quantas questões precisa acertar no Concurso Nacional Unificado, clique aqui.
Calendário do Concurso Nacional Unificado
- Publicação da imagem do cartão de resposta do candidato – 10 de setembro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos – 8 de outubro
- Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva – 8 e 9 de outubro
- Envio dos títulos – 9 e 10 de outubro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente aos cargos da Funai) – 17 de outubro
- Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência – 17 a 25 de outubro
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas – 2 e 3 de novembro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 de novembro
- Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 e 5 de novembro
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência – 13 de novembro
- Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência – 13 e 14 de novembro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos – 19 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais – 21 de novembro
Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.