Percebeu que o valor do Bolsa Família está abaixo do normal? Ou ainda, que a quantia não caiu? Existem situações em que o próprio governo bloqueia, suspende ou diminuí o valor do benefício. Mas é preciso reconhecer também quando foi vítima de um golpe.
Ao notar que houve corte no Bolsa Família, o primeiro passo é clicar na opção “Extrato” do Caixa Tem. A descrição do depósito estará disponível nesta seção.
Caso tenha havido algum desvio do valor, por exemplo, uma transferência que você não reconhece, a recomendação é registrar um Boletim de Ocorrência.
A Caixa Econômica também deve ser avisada para tomar as devidas providências. Mas, há situações em que na verdade o próprio governo diminuí ou bloqueia o valor repassado.
O que pode cortar em 50% o pagamento do Bolsa Família?
Em busca de incentivar que os inscritos aumentem sua renda, o governo federal criou a Regra de Proteção em 2023.
Por meio dela, as famílias podem elevar seu limite de renda por pessoa, dentro de uma nova quantia máxima. E ainda assim garantir a permanência no Bolsa Família.
As regras neste caso são:
- Permitido aumentar o limite de renda de R$ 218 para meio salário mínimo por pessoa (R$ 706);
- Fica garantida a permanência no programa pelo período de dois anos;
- O valor a ser recebido é cortado pela metade, ou seja, a família passa a receber 50% do que teria direito.
De acordo com a legislação atual do programa, quem estiver na regra de proteção, mas por algum motivo for atingido por queda na sua renda pode voltar a receber o valor integral do Bolsa Família.
A ideia é estimular que as pessoas sejam verdadeiras em seu cadastro, e que não se intimidem a aumentar seus ganhos familiares. Em agosto deste ano a Regra de Proteção atingiu 2,47 milhões de famílias.
O que pode bloquear o pagamento do Bolsa Família?
Segundo um informe divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre o pagamento do Bolsa Família em agosto de 2024, naquele mês 538 mil famílias tiveram o seu auxílio bloqueado.
Por isso, até que regularizem ou esclareçam a situação que gerou o bloqueio esse grupo não pode receber o benefício na conta.
Mas, o que pode bloquear o Bolsa Família e impedir que ele seja pago? São situações como essas listadas abaixo que impedem a continuidade dos depósitos:
- Crianças e jovens em idade escolar estarem frequentado menos de 80% das aulas por mês;
- Crianças com até 7 anos de idade não passarem pelo acompanhamento nutricional uma vez por semestre (feito no posto de saúde, onde mede-se peso e altura);
- Gestantes que não estão fazendo pré-natal;
- Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
- Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Caso o dinheiro não tenha caído na conta devido a alguma dessas situações, o titular será notificado pelo App Caixa Tem ou App Bolsa Família para que faça as correções.
Golpe do Bolsa Família e desvio do benefício
O MDS está alertando as famílias sobre o golpe que os beneficiários do Bolsa Família veem sofrendo. Bandidos estão usando a fragilidade desse grupo para acessar sua conta no Caixa Tem, e então desviar o dinheiro que deveria ser recebido por eles.
Neste caso, o titular já não consegue mais acessar a sua conta de forma online por um bloqueio no sistema. Ou, ao verificar seu saldo o extrato mostra que foi feito uma transferência para um terceiro que ele não reconhece.
Os bandidos estão enviando um texto atrativo ao cidadão por SMS, WhatsApp ou e-mail, prometendo alguma bonificação ou ainda dizendo que o governo vai cassar o seu benefício. A mensagem pede que o usuário clique em um link para recuperação do valor.
A partir do momento em que o usuário clica no link, acaba tornando suas informações e acessos expostos aos criminosos. Há risco de que eles consigam entrar no Caixa TEM, fazendo a retirada indevida dos valores disponíveis na conta.
Consulta ao pagamento do Bolsa Família
Para verificar se foi mantido o seu cadastro no pagamento do Bolsa Família do próximo mês, basta que o titular use um dos canais remotos:
- App Bolsa Família – basta fazer login pelo CPF;
- App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Consultar saldo”;
- Ligando para a Caixa – telefone 111;
- Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121.