Cobranças indevidas na aposentadoria viram motivo para INSS se pronunciar; veja o que muda

Responsável por realizar diversos pagamentos para aposentados e pensionistas, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou recentemente a liberação de um importante serviço para os seus segurados. O serviço será disponibilizado para facilitar na recuperação de valores cobrados de forma indevida dos aposentados ou pensionistas.

Cobranças indevidas na aposentadoria viram motivo para INSS se pronunciar; veja o que muda. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a cobrança é realizada por meio de entidades que tem autorização para realizar descontos na aposentadoria. No entanto, é preciso que esse desconto seja devidamente autorizado pelo aposentado ou pensionista.

Ao conferir o extrato do pagamento do benefício, o cidadão acaba se deparando com o desconto que é realizado. Porém, esse desconto não foi devidamente autorizado, o que configura uma ação irregular.

Saiba como recorrer da cobrança indevida do INSS:

  • A medida foi tomada pelo INSS depois que o órgão recebeu a denúncia de uma série de abusos cometidos pelas associações;
  • Atualmente, as organizações são podem realizar descontos de mensalidade diretamente no benefício;
  • Mas, a autorização precisa ter sido dada expressamente por meio de uma assinatura do segurado;
  • Caso isso não tenha ocorrido, o cidadão pode realizar o bloqueio de descontos e pedir o ressarcimento;
  • O procedimento pode ser realizado diretamente no aplicativo Meu INSS;
  • A plataforma está disponível para ser acessada neste link;
  • Ao entrar, o cidadão precisará fazer login com sua conta Gov Br;
  • Em seguida, ele deverá clicar em novo pedido;
  • Depois, será preciso digitar o comando excluir mensalidade;
  • Na tela seguinte, o segurado deverá seguir as instruções apresentadas e encerrar o desconto;
  • O procedimento também pode ser realizado por meio da central telefônica 135;
  • Caso já tenha sofrido algum desconto, o segurado precisa enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido;
  • Em seguida, a entidade precisará apresentar os documentos que autorizaram o desconto;
  • Caso não tenha, ela será obrigada a realizar a devolução dos valores.

Confira outras informações sobre os serviços do INSS neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.