Com a reabilitação profissional o INSS já atendeu mais de 88 mil profissionais em todo o país nos últimos anos. Com esse recurso os segurados podem ter acesso à cursos profissionalizantes gratuitos entre outras ações. Entenda melhor agora.
Em recente comunicado o Instituto Nacional do Seguro Social informou que já atendeu mais de 88 mil pessoas com a reabilitação profissional. Esta medida é válida para pessoas de todo o país. O FDR te explica agora o que é ela e quando é possível acessá-la.
Entre os anos de 2016 e 2023, em todo o país 88.300 pessoas passaram pelo procedimento e puderam voltar ao mercado de trabalho.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França,explica sobre a exclusão de 800 mil idosos anuncaida pelo INSS:
O que é reabilitação profissional do INSS?
- Este recurso é voltado às pessoas que estão recebendo o Benefício por Incapacidade Temporária, antigamente chamado de auxílio-doença.
- A reabilitação acontece quando o segurado é uma pessoa com deficiência ou está com uma impossibilidade de longo prazo de voltar às suas atividades habituais.
- Atualmente 55.578 segurados estão passando pela reabilitação profissional.
- E outros 91.724 aguardam a avaliação socioprofissional para depois iniciarem a reabilitação profissional.
- Durante esta reabilitação os segurados recebem um auxílio-alimentação de R$ 49,42 por dia, além de uma diária de R$ 130,10, caso o deslocamento seja maior que 50 quilômetros entre municípios.
- Enquanto o segurado passar pelo processo ele manterá o auxílio-doença, que será encerrado quando ele retornar ao mercado de trabalho.
- A reabilitação é recomendada ao segurado através de perícia médica no INSS. Nesta matéria a especialista do FDR, Lila Cunha, explica como solicitar a perícia médica para prorrogar o auxílio-doença.
Cursos profissionalizantes, órteses e próteses
- Durante este procedimento o segurado pode ter acesso a cursos profissionalizantes gratuitos, órteses e próteses (dispositivo de substituição de um dos membros).
- Além de reparos nas órteses e próteses que o segurado já utilizava.
Caso não seja possível reabilitar profissionalmente o segurado, ele será encaminhado para a aposentadoria por incapacidade permanente, nesta matéria eu explico melhor.